CONTRIBUIÇÃO DO COACH – Soluções criativas sob demanda – cadê o seu time? – por Claudio de Almeida Neto

Manter-se distantes de outros compromissos – esta é a melhor forma de você ajudar um colaborador ou toda a sua equipe para que se mantenham focados num determinado assunto, para, assim, poderem buscar a melhor solução possível.

Você já ouvir falar em criatividade sob demanda? Ser criativo por uma imposição profissional é muito difícil. Geralmente, para desenvolver a criatividade, você vai precisar de tempo para refletir, possivelmente sozinho, e sem qualquer motivo para distração. Lidar, por exemplo, com a solução de um problema, muitas vezes, requer capacidade de oxigenação do cérebro através da respiração, concatenação de ideias pelo pensamento, captura do máximo possível de informações e dados sobre o assunto. Tudo isso para, tentar, arranjar uma solução. É por isso que foco, individual e coletivo, possui importante e crítico papel na resolução de problemas.

Vamos nos servir, como exemplo, de uma reunião para tratar de assuntos de negócios. É possível que muitas coisas aconteçam num espaço de tempo muito curto. Surgirão muitas conexões interessantes que precisarão ser avaliadas e desenvolvidas. Diversos outros tipos de informação chegarão ao ambiente de reunião, com certeza. Com tanta coisa e estímulos ao seu redor, é possível, muitas vezes, que você tenha dificuldade me focar especificamente no problema. Foco é uma habilidade muito importante, quando você quer resolver algum tipo de problema que é urgente.

É por isso que eu vou afirmar para você que uma pessoa ou time que tem que dar solução para um determinado problema, tem que ser mantida distante de outras atividades. É imprescindível que essas pessoas estejam protegidas da necessidade de estar solucionando crises do dia-a-dia, dos problemas corriqueiros do trabalho. Essas pessoas precisam saber que elas são um recurso especial da organização, quando a solução do problema exige a competência criatividade. Isso é, afirmo, muito importante.

Vamos para a prática? Vamos imaginar para fins de exercitar nossa criatividade, que estamos numa determinado organização. Aí existe a equipe de operações especiais de criatividade, que fica completamente protegida das distrações externas, atuando somente em projetos de grande importância e com solução em curto espaço de tempo. Nessa ocasião foi dado aos integrantes da equipe um incremento com outros funcionários da empresa, o que elevou o nível de conhecimento sobre o problema que precisava ser solucionado. Progresso significativo dentro do planejamento do “dream time”.

Os integrantes do escalão superior foram muito objetivos e diretos em todo o encorajamento oferecido aos integrantes da equipe criativa de solução. Os chefes perguntavam, todo o tempo: do que é que eles precisavam, o que é que eles (chefes) poderiam fazer mais por eles (equipe). Comida e bebida foram servidas, porque o trabalho, com certeza, invadiria o período da alimentação. E certamente, tudo isso que foi feito surtiu enorme impacto nos componentes do time de soluções criativas. Todas as ações de suporte, incentivo e infraestrutura serviu de parâmetro para todos entenderem que a solução que estavam preparando era verdadeiramente importante para a organização. Esse tipo de conduta, dos subordinados, colegas e chefes (todos os níveis) deram significado às ações que estavam sendo desenvolvidas. O time de soluções criativas, certamente, sentiu-se valorizado e importante na organização.

Mesmo enfrentando diversos obstáculos técnicos durante o processo de solução, eles viram que, diariamente, havia progresso, mesmo diante de contratempos. Foram alguns dias de imersão para dar a solução ao problema apresentado. Porém, durante o tempo necessário, toda a equipe esteve motivada e feliz. Isso nos dá a certeza de que, mesmo com um trabalho árduo, se você possuir um grupo de pessoas focadas, motivas e preservadas dos problemas comuns do dia-a-dia, você vai ter soluções rápidas e criativas para os grandes problemas da sua organização. Chamamos isso de progresso em ação.

Eu não sei se você sabe, mas fui militar durante 39 anos de minha vida. E os times das organizações militares que solucionam grandes crises não são empregados no dia a dia da organização para resolver problemas comuns. Isso é perfeitamente adaptável às empresas privadas. Possuo casos reais de que isso funciona, e bem. É claro que seus componentes possuem atividades de rotina administrativa e operacional. Seria caro manter um grupo sem fazer nada, esperando surgir uma crise. Porém, quando ela (crise) aparece, a organização sabe exatamente quem são e onde estão as pessoas que, por estarem preparadas, vão dar solução à situação que põem em risco à empresa, seus funcionários e, principalmente, os clientes.

Onde está sua equipe de solução de casos especiais?

Aceite meu abraço e desejo-lhe muita saúde para alcançar todos os seus objetivos.

Sinceramente,

Claudio de Almeida Neto – Coach de Carreira

 

Você vai me encontrar também em:

https://www.linkedin.com/in/coachdecarreiraclaudioneto

https://www.facebook.com/CoachParaMudar/

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *