Minha transformação de Coronel PM em Coach profissional – Eu vou te contar como aconteceu

Um anúncio de mudança de carreira muitas vezes é seguido por uma avalanche de críticas, desconfiança e muitas perguntas de colegas, amigos e parentes.
As pessoas se surpreendem quando você declara que depois de sua aposentadoria por tempo de serviço, vai dar início a uma nova profissão. No meu caso, depois de 31 anos de dedicação a Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, aposentado no posto de Coronel, estou dedicando-me inteiramente à profissão de Coach (fiz minha formação em 2012 pela Abracoaching).
Tudo bem que não é mesmo fácil deixar uma atividade consolidada e partir para o novo. As pessoas enfrentam barreiras para mudar porque criam vínculo com a profissão, com o cargo ocupado e com o salário que recebem. Eu ressignifiquei algumas crenças, abandonei hábitos limitadores, aprendi a negociar, desenvolvi a audição ativa e, principalmnente, abandonei, definitivamente, o pré-julgamento das pessoas, além de outras coisas.
Algumas idéias pré-estabelecidas, muitas vezes, acabam se tornando algemas que impedem muitas pessoas de darem um novo rumo para suas carreiras.
Perguntas como: você vai desperdiçar todo o conhecimento adquirido até aqui? Não, não vou. Tudo o que aprendi antes serve de bagagem para o que pretendo fazer. Nosso cérebro não é um computador passível de formatação. Não limpamos nossa memória. O importante é sabermos separar o conhecimento útil do não útil. No meu caso, abandonei o comando e controle para potencializar o processo de negociação onde diálogo, argumentação etc, são determinantes de um bom resultado.
O novo conhecimento ocupa o espaço daquele que foi deletado, no caso as competências que não me serão mais úteis como Coach. Aprendi muitas coisas novas, conceitos modernos de gestão de pessoas, ferramentas de Coaching de alto impacto na vida e na profissão de gente que quer fazer a diferença. Mas meu maior aprendizado está no fato de que eu posso ser o agente da mudança. Eu posso ser útil para alguém.
Comecei a aplicar todo o meu conhecimento em mim e obtive resultados maravilhosos, que reduziram a zero o impacto da transição de carreira. Desacelerei como Coronel e pisei fundo para ser Coach. O motor respondeu muito bem. Corpo, mente e espírito totalmente concatenados e em alta performance. Estou feliz com o resultado que consegui comigo. Meu auto-Coaching é um sucesso.
Em maior ou menor escala os conhecimentos que já possuo poderão ser úteis. É importante respeitar nosso passado, mas não podemos nos acorrentar a ele. Precisamos é fazer um filtro para usarmos aquilo que nos oferecerá os insights propulsores. Experiências negativas não me oferecerão muita utilidade.
Vou usar seus conhecimentos de uma forma diferente. Não sinto que todo o meu conhecimento técnico foi desperdiçado quando enveredei pela nova profissão, pelo contrário ele me diferenciou no mercado. Tenho habilidades e competências que muito me ajudam como Coach Profissional.
Bom, encerro o assunto por hora. Tudo isso faz parte de um processo que aconteceu, efetivamente, no último dia 21 de Abril de 2014, quando por força de Lei aposentei-me na Polícia Militar. Minha carreira de Coach iniciou-se, paralelamante, em 2012, quando fiz meu curso de formação.
O planejamento que fiz foi muito bem sucedido e eu queria dividir com você essa minha experiência.
Pretendo falar mais sobre o assunto e oferecer as atitudes que adotei para uma transição de carreira planejada. A aposentadoria, para mim, é o inicio de uma nova vida, agora muito mais maduro e consciente de que tenho muito que fazer ainda.
E você? Já passou ou vai passar por isso? Como é que você pretende fazer?
Abraço e boa sorte.
Claudio de Almeida – Coach de Carreira
Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *