Vou entender melhor o pensamento do meu filho. Quero estar preparado e ajudar mais, na hora da escolha da profissão.

oportunidadeEu não sei se você já tem filho em época de descobrir a profissão, mas se tem, eu tenho certeza de que ele está no momento mais importante da vida e, consequentemente, no mais delicado também. Você sabe, até porque já passou por isso, que a escolha da profissão, o início da carreira e a preparação para dar o primeiro passo em direção a esse grande projeto de vida mexe muito com a gente.

Você deve estar pensando que ainda é muito cedo para isso, porém o mercado modificou-se muito nos últimos tempos. Tudo isso emancipa o jovem por natureza.

As estatísticas mostram que, tempos atrás, observávamos que os diretores e altos lideres de empresas tinham seus 50 ou 60 anos de idade. Hoje, uma nova realidade está posta, esses diretores e líderes empresariais têm idade entre 30 e 40 anos. O mercado gerou antecipação de 15 a 20 anos na carreira de pessoas que possuem alto poder de decisão e influência. Junto com isso temos o aumento vertiginoso da população mundial e, assim, um enorme número de jovens que estão ávidos por alcançar o sucesso.

O mundo está passando por grandes modificações e a tecnologia é a responsáveis por novas relações de comunicação e de trabalho. É muito comum, hoje em dia, que um profissional jovem tenha mais de um chefe que pode estar em qualquer lugar do planeta. Isso se chama globalização, e não podemos mais fugir dela. Como diz o desafio da esfinge de Tebas: “decifra-me ou te devoro”.

Outro ponto de atenção que nossos olhos não podem se desviar é que a tecnologia está gerando uma “magia empreendedora” onde muitos jovens estão criando empreendimentos milionário, bilionários, em muito pouco tempo, e isso pode ser um divisor de águas na hora da escolha profissional. Hoje é muito comum ver jovens pensando em construir empresas virtuais, sem ter a menor condição ou conhecimento sobre quais riscos estão correndo com essa decisão.

Mais um ponto que precisamos nos preocupar, nesse importante momento da escolha profissional, é o enorme número de cursos postos à nossa disposição. Vou lhe oferecer um dado relevante: “os 7.037.688 alunos matriculados em cursos de graduação no Brasil estão distribuídos em 31.866 cursos, oferecidos por 2.416 instituições — 304 públicas e 2.112 particulares. O total de estudantes que ingressaram no ensino superior em 2012 chegou a 2.747.089.”  Extraído de: www.portal.inep.gov.br

Olha, nosso assunto está só começando. Há muitas coisas que ainda vamos ter que falar para você se preparar para oferecer o apoio necessário ao seu filho, quando ele estiver decidindo a futura profissão e for procurar por você.

Meu objetivo maior, quando escrevo meus textos ou faço meus vídeos, é buscar conhecimento que agregue valor para você. Tudo isso me ajuda muito quando faço meus atendimentos aos meus Coachees ou mesmo quando preciso apoiar meus filhos. Pode ser que para você também seja útil. Quero dar para você toda a minha experiência como pai e, principalmente, como Coach. Mostrar que o Coaching é uma metodologia muito eficiente e suas ferramentas de ampla aplicação.

Venha comigo nessa jornada. Estou convicto de que você, seu filho e sua família serão beneficiados com o conhecimento que você vai poder usar em proveito de todos.

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *