O fator tempo – de quem é a urgência? E como usar isso para o bem na hora do seu filho escolher a profissão?

E continuando a nossa participação na discussão e reflexão sobre a interferência benéfica dos pais com relação à escolha profissional dos filhos, quero trazer para a pauta o fator tempo ou a rapidez, se assim entenderem.

No momento em que se começa a tratar do assunto escolha da profissão, geralmente os pais são tomados por uma urgência que ultrapassa a curva de normalidade que a situação exige. Nesse momento surge uma interferência e grande pressão para que o filho decida rápido o seu futuro, a sua vida. Alguns pais, tentando gerar a agilidade que eles entendem necessária, diante de uma incerteza juvenil (natural e esperada), começam a ensaiar o direcionamento da escolha dos filhos.

Aqui vamos apontar um cenário que, pelas pesquisas realizadas e processos conduzidos, identificamos como um padrão. O que se vê, geralmente, é que filho de médico tem que ser médico, filho do dono de uma indústria tem que dar continuidade ao legado fazendo com que tudo aconteça como seus pais faziam, mais ou menos como diz o ditado: “filho de peixe peixinho é”. Isso, normalmente, acontece com os pais que querem facilitar, o mais possível, a vida do filho. E será que tem que ser assim mesmo?

Em outros casos, há os pais que não se importam com este fato em si, entregam na mão divina o futuro do filho ou da filha.

Bom, as estratégias podem dar certo ou não. Alguns até acertam de primeira, mas a grande maioria vai pagar um preço mais adiante. Essa conta vai chegar uma hora ou outra, e ela chega.

Eu não sei se o que estou dizendo até aqui vai fazer sentido para você. Pode ser que sim ou pode ser que não. Quem sabe eu esteja visualizando, nesse instante, exatamente o cenário de sua vida ou de alguém que você conheça, e que esteja passando por isso.

Se você se viu nessa foto e está passando por isso, eu sei, exatamente como é que você está se sentido. Tenho acompanhado casos diretamente e recebido inúmeros relatos de outros casos que confirmam tudo o que eu estou dizendo para você. Tudo real, tudo acontecendo como eu estou descrevendo nesse artigo.

É agora que eu quero falar com você como Coach (se ainda não sabe o que é um Coach e um processo de Coaching vá até meu site e vou lhe dar algumas explicações – www.coachingparamudar.com.br) que estuda, orienta e cuida de vocação e escolha profissional. Através do Coaching, com aprofundamento de conhecimento específico, aprendizado e desenvolvimento de metodologia, várias técnicas e ferramentas, eu consigo ajudar pais a melhorarem sua integração com seus filhos para superarem essa jornada complicada e, muitas vezes, dolorosa para as partes envolvidas. Eu sou pai, assim como você, e sei do que estou falando. Eu, como você, senti na pele, quando não conhecia bem o assunto, essa sensação incomoda. Lembro até de como meu corpo dava seus indicadores de estresse. E o seu? Como é que ele faz contigo? Preste atenção nisso e logo vai entender do que eu estou falando.

Se você chegou até aqui comigo, sei que o assunto tem relevância para você e para sua família, principalmente para você e seus filhos. Assim, já posso lhe fazer uma pergunta direta: o quanto você quer poder ajudar seu filho ou sua filha? O que é que está faltando para você começar a fazer melhor ou diferente do que fez anteriormente? Você quer saber mais sobre como o processo de Coaching Vocacional pode ajudar você a ajudar seu filho? Ou como o processo pode ajudar, diretamente, ao seu filho na diminuição da dúvida sobre o melhor caminho para a escolha profissional?

Se você disse sim para, pelo menos, uma das perguntas, você sabe que a sua participação será muito bem vinda. Um pesquisa recente aponta que os filhos, em sua maioria, querem a participação de seus pais na descoberta da profissão. Na verdade eles vão se socorrer de habilidades que eles (filhos), por uma questão fisiológica, ainda não possuem.

Olha, eu quero ajudar você. O meu valor da contribuição está mexendo muito comigo, principalmente agora, quando eu sei que vamos entrar num novo ciclo e novas metas, sonhos e objetivos vão surgir e precisam ser postos em prática.

É por isso que eu vou, em janeiro de 2015, abrir minha agenda para dar (custo zero) sessões de Coaching Vocacional. Como vai funcionar eu vou explicar mais para frente, por favor aguarde. Serão encontros de 50 minutos onde eu vou interagir com os pais e/ou filhos. Vou dar conhecimento para orientação e apoio aos filhos e, com o seu filho ou sua filha, vou falar sobre como os métodos, técnicas e ferramentas de Coaching ajudarão na decisão do melhor caminho para a descoberta da profissão que se alinha com suas habilidades e vocação.

Se isso fizer sentido para você, vá até meu site www.coachingparamudar.com.br e, na área de contatos, deixe seus dados e mensagem sobre seu interesse em participar desse projeto. Outra forma de me acessar pode ser pelo in box da minha fan page www.facebook.com/CoachParaMudar, lá deixe seu nome, e-mail e o interesse em participar.

A primeira sessão, que denomino sessão de impacto, será gratuita, mas o número de vagas será limitado. Isso acontece, nesse momento, em virtude de recesso de meus clientes (pais e filhos), o que me oferece uma agenda com alguma disponibilidade.

Vamos fazer coisas diferentes em 2015 para que resultados diferentes também sejam alcançados por você e seu filho ou filha.

Eu preciso difundir esse conhecimento para que, outros pais, como eu, consigam ajudar seus filhos a serem mais felizes e realizados em suas futuras profissões, na verdade mais felizes e realizados em suas vidas.

Encontro você lá. Até já!

Abraço, saúde e sorte.

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *