O QUE É AFAGO? E POR QUE ESSA FORMA DE CARINHO É TÃO IMPORTANTE? – por José Roberto Marques

O-que-é-afago

Nossas ações são orientadas a partir de nossos sentimentos e emoções, por isso, é fundamental para o equilíbrio e bem estar do indivíduo que ele saiba identificá-los, compreendê-los e conduzi-los de maneira adequada.  Inclusive a habilidade de expressar afago e outras formas de carinho para com suas relações, sejam elas familiar, social ou amorosa.

Afago é a maneira de expressar acolhimento, cordialidade, afetuosidade, proteção e auxílio ao outro. Trata-se de um comportamento pautado na serenidade, suavidade, compreensão e mais do que isso, reforça o respeito para com as pessoas a sua volta.

É natural que ao nos tornarmos adultos, passamos a ter maior dificuldade de expressar nossos sentimentos e emoções. Com o passar do tempo a tendência é que essa limitação seja progressiva e a consequência, é prejudicar a qualidade dos relacionamentos interpessoais, caso este hábito não seja exercitado.

Você conhece alguma pessoa que sente dificuldade de abraçar ou simplesmente não gosta de contato físico no momento de interação com alguém? Geralmente é um tipo de bloqueio em ser afável, que pode ser advindo da timidez ou de experiências negativas que provocaram esse comportamento, justificado por razões que o indivíduo deve procurar compreender para seu aprimoramento.

Mas afinal, por que essa forma de carinho é tão importante?

O ser humano possui necessidades básicas entre elas, estabelecer conexões significativas e construtivas, de acordo com a teoria de Maslow. Afinal, viver em sociedade é um fator inerente, portanto, estamos dialogando e nos comunicando a todo instante.

Quanto mais desenvolvida for a convivência social de um indivíduo, menos estará suscetível a transtornos como ansiedade, solidão e depressão. Nesse sentido, o afago é um dos principais gestos que auxiliam na plenitude de suas relações.

Cientificamente é comprovado que o contato físico realmente impacta na melhoria das relações, pois energiza, cria impulsos vitais para ações favoráveis e afáveis.

Um abraço é sempre uma forma poderosa de compartilhar e transmitir a intensidade dos sentimentos que não podem ser traduzidos em palavras. Portanto, aproveite cada oportunidade de abraçar a quem ama – pai, mãe, irmão, familiares, cônjuge e os amigos. Este é um ato que engrandece o ser humano, que fortalece os laços e reafirma, na essência, a importância de seus relacionamentos. Permita-se!

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *