MENTALIDADE DE CRESCIMENTO – PRECISAMOS SER ETERNOS APRENDIZES – por Paula Bellizia, General Manager at Microsoft Brasil

images (6)Quantas vezes em nossa vida pensamos que não podemos fazer algo porque não temos aptidão ou achamos que não conseguiremos fazer? São vários exemplos em nossa vida pessoal e na vida corporativa.

Muitas vezes adotamos este pensamento sem questionar. O livro  “Mindset: how you can fulfil your potential”, Dra. Carol Dweck, traz uma profunda reflexão sobre este mito de que alguns podem e outros não. E a sensação de que todos podem desde que se dediquem a aprender é libertadora.

O livro fala de fixed mindset x growth mindset e é um aprendizado para todos nós. Traz vários exemplos de aplicação nas organizações, no mundo dos esportes e na vida pessoal, desde relacionamentos à educação dos filhos.

O princípio básico de growth mindset, ou mentalidade de crescimento, é a crença de que suas qualidades básicas são coisas que você pode cultivar por meio de seus esforços. Mesmo considerando que cada um tem seus talentos e aptidões, todos podem mudar e crescer, e se desenvolver por meio de esforço e experiência. É surpreendente o quanto pensar com “fixed mindset” limita o potencial das pessoas e, por consequência, as organizações.

Já pararam para refletir sobre o quanto é limitador pensar que a sua inteligência é algo básico que você não pode mudar? Adotando a mentalidade de crescimento você sempre pode mudar.  É sobre fazer o esforço em aprender algo novo. Como disse Albert Einstein, “Nenhuma mente que se abre para uma nova ideia voltará a ter o tamanho original”.

A Dra. Dwek também coloca que cientistas tem demonstrado como o cérebro cresce e se torna mais forte quando você aprende. Quando você aprende coisas novas, as conexões minúsculas no cérebro se multiplicam e se tornam mais fortes. Quanto mais você desafia seu cérebro a aprender, mais as células do cérebro crescem. E coisas que você achava muito difíceis ou mesmo impossíveis se tornam mais fáceis. O resultado é um cérebro mais forte, mais inteligente.

Pensando no dia a dia de nossas organizações, muitas vezes valorizamos a perfeição imediata. É importante valorizar que temos que aprender sempre a cada situação, confrontar um desafio e obter progresso. Encontrar o sucesso fazendo o melhor, aprendendo e se aperfeiçoando.

Uma cultura organizacional fundamentada em mentalidade de crescimento se traduz em uma cultura de aprendizagem, com disposição a assumir riscos e mover rapidamente quando cometemos erros , reconhecendo que as falhas acontecem na jornada para a excelência. São situações que as pessoas precisam enfrentar para aprender com a experiência.

Neste contexto,  a liderança precisa trazer o melhor das pessoas, compartilhar a importância de colocar todo o seu esforço e comprometimento no que você quer conquistar. Estimular para que todos tragam o seu melhor desempenho, porque encontram um sentido profundo em seu trabalho. É entender que precisamos estar abertos para as idéias dos outros e aprender com elas.

Em momentos desafiadores como o que vivemos atualmente no país esta mentalidade de crescimento é ainda mais importante. A Dra. Dwek tem uma frase no livro que gosto muito: “As pessoas que adotam a mentalidade de crescimento não apenas procuram o desafio, elas prosperam nele”. É isso que precisamos para evoluirmos pessoalmente, e para a evolução das organizações.

Precisamos ser eternos aprendizes.​

Fonte: Paula Bellizia – LinkedIn​

 

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *