A sua participação positiva, na hora em que seu filho for escolher a profissão.

Olá meus caros amigos. O assunto continua sendo a interferência positiva que os pais podem dar aos filhos para diminuir a tensão da escolha profissional, e como os filhos podem receber essa ajuda, para, utilizando-se de experiência, maturidade e cautela, identificar o melhor caminho rumo à profissão onde eles (filhos) serão mais felizes.

É claro que não se deve generalizar que todos os filhos estão passando por dificuldades com relação a sua escolha profissional. Possivelmente esse pode ser o seu caso, porque o seu filho já sabe, e muito bem, o caminho que vai seguir e qual é a profissão que vai fazê-lo feliz no futuro. Ou será que não?

Eu não sei se o que eu estou falando faz sentido para você nesse momento. Pode ser que você esteja passando por isso, ou não.

Também não sei se você pai ou mãe recorda que já passou por isso. Se já sentiu isso na pele na hora que precisou fazer a sua escolha. Lembra?

Quais são os sentimentos que você está experimentando? E o seu corpo, como é que ele se comporta quando o assunto escolha da profissão do filho surge na conversa?

Você percebe alguma mudança? Sente alguma modificação no seu metabolismo? Ansiedade? Mãos geladas e suadas? Palpitação?

Ou tudo isso que eu disse até agora não tem qualquer significado para você, porque sua vida foi sempre muito bem administrada e esse tipo de preocupação você nunca sentiu?

Se já sentiu, eu entendo perfeitamente esse sentimento que pode estar tomando conta de seu coração e, principalmente, da sua mente.

Nós, os pais, queremos facilitar o mais que pudermos a vida de nossos filhos, na verdade a gente acaba sofrendo por antecipação. Sofremos porque já sentimos essa dor e não queremos que nossos filhos passem por isso.

Os filhos querem ser felizes, mas ao mesmo tempo ficam preocupados em atender às expectativas dos pais. Podem, se não forem corretamente apoiados, esquecerem de sua felicidade para viver outra felicidade.

O ponto comum é que todos estão preocupados com esse tal futuro que está logo ali, bem diante de seus olhos, alterando as batidas dos seus corações porque querem o melhor uns para os outros.

Agora vou lhe dar uma notícia: saiba que existem métodos, técnicas que podem ajudar muito você a ajudar mais ao seu filho. E ainda existem outras técnicas que, usadas pelos filhos, podem ser aplicadas para eles se conheçam melhor e, assim, descobrirem seus talentos e sua vocação.

Quando eu, ainda jovem, senti na pele essa dor, eu recebi apoio dos meus pais que por falta de conhecimento ou excesso de cuidado tentaram me ajudar, do jeito deles.

Acontece que o momento da escolha é quase sempre marcado pela falta de planejamento, por pouca pesquisa e muita intuição. Geralmente os jovens quando chega à época da escolha de uma profissão, de uma faculdade, de um curso superior, saem correndo em busca de uma solução. E aí tomam medidas de última hora, na base da urgência, você sabe como é. Quase sempre vão decidir por um curso de uma instituição de ensino superior que melhor possa se ajustar aos seu perfil comportamental. É assim que funciona: se é uma pessoa extrovertida, mais comunicativa, opta por um curso de publicidade, propaganda, comunicação social, tudo ligado ao seu “jeito de ser”. Em outros casos, vai à busca de um curso que possua alguma correlação com aquelas matérias em que, como aluno do ensino médio, se saiu melhor durante a vida acadêmica. E, nesse caso, funciona assim: se foi bom em matemática vai apontar sua escolha para a contabilidade, engenharia ou outras que, aparentemente, entenda que tem um ligação com aquilo que encontrou mais facilidade na escola. E é assim que o estudante vai se comportar, se não conhecer e utilizar as ferramentas que poderão diminuir essa incerteza, reduzir os “achismos” da pressa com que precisa decidir sua vida.

Com o Coaching (saiba mais em www.coachingparamudar.com.br) eu aprendi e desenvolvi uma série de técnicas que ajudam pais e filhos a passarem por essa dor, que tanto eu quanto você sabemos, exatamente, como é.

Meu objetivo, falando do que aprendi em meus estudos e práticas, é diminuir suas dúvidas e as complicações inerentes ao enfrentamento do ritual de passagem de seu filho da adolescência para a vida adulta.

Eu faço isso com meus clientes e também com os meus filhos e tenho muito resultado. Dois deles já são adultos e estão encaminhados e outras duas, são gêmeas, estão na adolescência. Elas receberão mais ajuda minha porque agora conheço mais do assunto e posso apoiar mais suas escolhas. Vou repetir para ficar bem claro, apoiar as escolhas delas.

Pergunte-se o seguinte: Como é que vamos descobrir o que é que ele realmente gosta? Qual será o seu verdadeiro talento? Qual profissão ele deve escolher? Qual será a área de atividade que vai dar mais dinheiro? E vou para por aqui para não colocar mais lenha na fogueira.

Se você está comigo até esse momento é porque o assunto é relevante para sua vida e de sua família. Assim, me sinto à vontade para fazer uma pergunta bem direta: você quer ajudar mais ao seu filho? Quer auxiliá-lo a ter mais clareza no caminho a ser seguido? Quer ajudá-lo a se conhecer melhor? Quer mostrar como ele ou ela pode criar um plano de ação para diminuir as incertezas de seu futuro?

Se você respondeu sim para, pelo menos, uma das perguntas, acredito que as técnicas vão ajudar muito você, vão causar impacto positivo na sua vida e, principalmente, na vida da pessoa que você ama muito, o seu filho, a sua filha.

Olha, não há uma receita de bolo, não há uma regra rígida para a solução, entretanto eu tenho técnicas que têm o poder de se adaptar a diversas situações.

Pode ser que todas elas sejam exatamente o que você precisa, pode ser que apenas algumas tenham valor para você. Saiba que apenas um insight, uma única sacada pode transformar a sua vida e também do seu filho.

Eu quero poder te ajudar. Vou te dar as ferramentas que farão com que isso aconteça. E quando acontecer, saberei que cumpri minha missão como pessoa, como pai e como Coach.

O meu maior desejo é que você, através do método, da técnica e com as ferramentas, possa entender os sentimentos dele, descobrir seus talentos, sua vocação, quais são as suas forças para, dessa forma, descobrir o que é que o deixa feliz e, assim, poder encontrar a profissão com a qual ele mais se identifica, nesse momento. Vou explicar melhor a expressão “nesse momento” mais para frente. Você vai entender perfeitamente o motivo pelo qual a utilizei.

Se tudo o que eu falei aqui fizer sentido para você, vá até meu site (www.coachingparamudar.com.br) e na área de contatos preencha o formulário para que eu possa contatar você. Ou ainda vá até minha fan pagewww.facebook.com/CoachParaMudar e mande-me uma mensagem in box com seu e-mail para contato.

Farei isso com muito prazer, porque meu valor máster é a contribuição.

Eu preciso difundir esse conhecimento para que, outros pais, como eu, consigam ajudar seus filhos a serem mais felizes e realizados em suas futuras profissões, na verdade mais felizes e realizados em suas vidas.

Encontro você lá. Até já!

Abraço, saúde e boa sorte.

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *