A estatística como suporte da decisão de seu filho, na hora de escolher a profissão.

2015.03.08 - medir e administrarExiste uma máxima que diz assim: “não se administra aquilo que não se mede”. Por isto eu vou cuidar de oferecer dados relevantes para que você aumente sua percepção sobre a sua importante participação junto ao seu filho, na hora em que ele ou ela for cuidar da escolha da futura profissão.

São fatores que ajudarão você a fazer uma análise da necessidade da confecção de um plano de ação para esse momento, usando os fatos que estou apresentando. Os dados e estatísticas divulgadas, constantemente, por órgãos competentes no assunto e na mídia especializada servirão de sustentação para o discurso de aproximação entre vocês.

Se tudo isto fizer sentido para você, use sem moderação!

Logo depois falarei sobre o valor que um processo de Coaching pode agregar e a transformação que ele vai produzir em você e, consequentemente, no seu filho e na sua família.

Iniciamos a apresentação de dados pela evasão universitária que chega ao índice de 40% a 50%, sendo grande parte relacionada com os cursos. Motivo: falta de autoconhecimento, das matérias do curso e das dificuldades do mercado.

Outro dado é que apenas 51% dos estudantes universitários conseguem se formar.

Vamos ver também que crescem o número de cursos oferecido todos os anos, dificultando a decisão.

Outras modalidades de estudo e formação estão em constante crescimento, como é o caso do curso de formação tecnológica. Em 1999 eram oferecidos 74 cursos, segundo o último censo do ensino superior, possuímos cerca de 5.478 cursos.

Identificamos que alguns relatórios analisados nos exames de vestibular das universidades públicas constataram que 25% a 30% dos alunos aprovados anualmente nos vestibulares já declararam ter iniciado antes um curso superior.

Mais um fato é o elevado o número de alunos que desistem, trocam de curso e solicitam transferências internas, esse número chega entre 40% a 50%.

O processo de Coaching não pode ser tratado apenas como um processo puramente de escolha, e sim de uma construção de conhecimentos e aprendizados que deve ser mediada por profissionais qualificados para tal tarefa.

Pensar em Coaching para escolha profissional pode ser reducionista frente aos desafios desse momento na vida de um jovem. Prepará-los somente para escolha é pouco para um mundo em constante e veloz transformação. É preciso conduzi-los a percepção dos seus diferentes papéis na sociedade, e no desenho de uma vida plena, não somente pautada em conquistas profissionais e financeiras, mas nos setores que complementam uma vida de sucesso: relacionamentos, saúde, qualidade de vida e responsabilidade social.

Eu sou Coach e atuo com orientação e Coaching Vocacional, porém, antes disto eu sou pai e já passei por isso com meu filho mais velho.  Vou contar como foi dentro em breve. Quero mostrar para você como tudo aconteceu e quais foram o resultados que eu e ele alcançamos juntos. Vou usar este caso por que não posso, por uma questão de ética, falar dos caso de meus clientes.

Bom, ficamos por aqui. Volto em breve para dar mais informações sobre como você pode ajudar mais seu filho na descoberta do melhor caminho para a profissão que vai fazê-lo feliz.

Curta a nossa fan page www.facebook.com/CoachParaMudar.

Abraço, saúde e sorte.

Coach Claudio de Almeida Neto

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *