CONTRIBUIÇÃO DO COACH – Em um, cinco e dez anos onde é que você vai estar? Se for pela estatística, vai estar infeliz! – por Claudio de Almeida Neto

Eu não sei se essas perguntas fazem parte do seu dia a dia. Por exemplo: quem sou eu? Quais são os objetivos que eu tenho na vida? Sei quais são os meus valores individuais? E as minhas crenças, quais são e o quanto elas me ajudam e/ou me limitam? Onde é que eu quero estar em um ano? E em cinco anos? E 10 anos? Você já parou para responder a cada uma delas? Pode ser que sim ou não!

Pode ficar tranquilo porque você, com certeza, não tem as respostas porque nunca pensou em parar para respondê-las. Saiba que 99% das pessoas do mundo continuam se perguntando as mesmas coisas, todos os dias. Refletir sobre isso não é um comportamento comum, acredite.

Outra parte das pessoas, bem expressiva por sinal, não sabe o que vai responder quando se pergunta sobre seu grande sonho de vida. Na verdade, não é que ele desconheça totalmente a resposta, o que ela não tem é a confiança de que vai conseguir chegar lá. Como ele também não sabe quem é e do que é capaz, essa consciência do alcance da meta fica desfocada.

A Deloitte Brasil, uma empresa de consultoria empresarial e gestão de riscos, fez uma pesquisa e descobriu que 80% dos seus entrevistados não gostam do que fazem. Essa pesquisa também foi realizada pelo Instituto Gallup com percentual bem próximo, 83%. No Brasil, três de cada quatro pessoas respondeu que não gosta do que faz profissionalmente. Você está incluído nesse perceptual? Sim ou não?

Nosso sistema educacional tem o costume de potencializar o quoeficiente de inteligência das pessoas (QI). Você, quase sempre, é colocado dentro dessa medida. Quem não fica em recuperação, quem só tira 10 nas provas, esses são os alunos “inteligentes”. Geralmente são os que possuem excelente memória, decoram tudo “de cabo a rabo” e escreve na prova. Seria isso um avaliador de inteligência?

Eu tenho uma pergunta pra fazer: como você tem avaliado seu desenvolvimento emocional? Como anda seu autoconhecimento? Como é que lida com os desafios do dia a dia? Você já enfrentou fracassos, dificuldades e frustrações? Como se saiu? Avaliou de que forma?

Diga-me uma coisa: como é que você pode gostar daquilo que faz, se o que faz não tem a menor importância ou faz sentido para você? Como é que você pode dizer que é feliz se você, hoje, está trabalhando apenas pelo dinheiro que recebe no final do mês? Consegue me responder isso?

Eu peço que você reflita sobre o tempo da sua vida que você vai ter que dedicar ao seu trabalho. Você vai aplicar 60% do seu tempo executando uma tarefa profissional, então, esse tempo, mais que a metade da sua vida, tem que valer a pena. O trabalho é um meio de vida e não de morte, de frustração ou desânimo.  Ele é parte do processo e tem que ser a parte boa.

No livro “Felicidade Autêntica”, depois de muitas pesquisas, estudos e entrevistas sobre a verdadeira razão e origem da felicidade, o grande escritor Martin Seligman concluiu o seguinte: “uma pessoa feliz, tem que utilizar suas forças e talentos na potencialidade máxima, de acordo com seus valores de vida”.

Uma perguntinha básica: você faz ideia de quais são suas forcas, talentos e, principalmente, seus valores de vida? Conseguiria escrever uma lista deles, agora?

Eu venho prosseguindo isso faz um tempo. Hoje já consigo responder muitas das perguntas que me faço todos os dias. Eu venho descobrindo quais são as origens das minhas frustrações no trabalho e na vida e, por isso, tenho desenvolvido comportamentos que diminuem o impacto desses elementos sobre mim. É aí que eu crio a minha felicidade e me sinto realizado. Tenho aprendido muito, principalmente sobre a interdependência. Agora eu tenho absoluta certeza de que, como diria Tom Jobim na música Wave, “é impossível ser feliz sozinho”. E olha que eu levei um tempo para rever meus conceitos anteriores sobre autossuficiência. Ufa! Passou!

Você já ouviu falar em autodescoberta? Esta palavra representar o conhecimento sobre seu projeto pessoal, sua meta, seu sonho, seu objetivo de vida. Quem não sabe o que é isso vai passar o resto dos seus dias lutando contra as rotinas do dia a dia, infeliz, triste, acabado.

Deslocar com o abdômen, conhecido nas altas rodas como “empurrar com a barriga”, é ficar contente em apenas sobreviver. Você tem que acreditar em você, sonhar grande, querer voar alto! É por isso que você precisa desenvolver novas crenças, que precisam ser propulsoras e não limitantes. E isso tem que acontecer todos os dias. Fazer do pensamento positivo um hábito para se habituar a viver positivamente.

Você já percebeu que a maioria das pessoas não acredita nelas mesmas? E já refletiu que, por isso, elas tentam convencer você de que não será vitorioso também? Porque é difícil, porque não consegue, porque isso ou aquilo. Minha sugestão é: NÃO ESCUTE! (gritei mesmo!) O que ela está falando é mentira! Você tem que estar consciente de sua capacidade, precisa planejar o caminho da ação. É claro que circunstancias altaram sua capacidade de realizar. Porém, acredite que a direção é muito mais importante do que a velocidade. Você precisa, verdadeiramente, saber para onde quer ir. A rapidez de chegar lá vai depender da sua capacidade de realização. Como nem todos somos iguais, podemos ter diferentes formas de alcançar nossos objetivos. Porém vamos chegar lá! Confie!

O que você tem que ter em mente é que você não pode superestimar sua capacidade de realização em um ano e nem pode subestimar o que pode alcançar, se planejar, o que pode alcançar em dez anos. Seja realista.

Vou te fazer um desafio agora. Se você tivesse, nesse momento, todas as condições intelectuais, físicas, financeiras e assim por diante, de realizar o seu maior sonho, qual seria ele? Agora o escreva-o numa folha de papel. Coloque essa folha num local ou em diversos locais onde você a visualize por muitas vezes ao logo do seu dia. Essa proposta você vai ler também no livro “Quem Pensa Enriquece” de Napoleon Hill.

Continuando, relacione as suas forcas, os talentos, os valores, suas crenças propulsoras, seus pensamentos, sentimentos e ações que vão te levar até onde quer e sabe que pode ir. Não permita, nesse momento, que nenhum outro pensamento atrapalhe a sua visão de futuro realizado. Não deixe NADA e NINGUÉM interferir no seu exercício. Vá em frente!

Vou oferecer mais incentivo para aumentar sua motivação. Escreva quais serão seus ganhos quando você estiver na condição que quer estar e sabe que pode estar (Lembra? Você tem tudo para chegar lá! Combinamos isso no começo.) Sinta a emoção da conquista, o vento batendo em seu rosto, as pessoas que estarão com você na vitória, tudo que você vai ter com a realização desse incrível sonho da sua vida.

Está sentido a liberdade? Está percebendo que tudo que você planejou foi possível acontecer? Percebe que sua realização pessoal e profissional está em suas mãos e que você é o capitão do seu destino? (citando o poema Invictus de William Ernest Henley, que inspirou Nelson Mandela por 27 anos).

É claro que eu não sei se tudo isso faz sentido pra você. É obvio que eu não tenho como dar nenhum conselho para você, porque eu não te conheço, não sei quais são seus objetivos e nem suas condições de realização, porém, aqui e agora, eu estou convocando você para fazer uma reflexão sobre você, sua vida, seus sonhos e sua felicidade para, com suas próprias conclusões, mudar aquilo que entender apropriado para alcançar o objetivo que vai mudar sua vida, para melhor.

Eu aposto todas as minha fichas em você e, tenho certeza, hoje, você fará o mesmo.

Aceite meu abraço e desejo-lhe boa sorte.

Claudio de Almeida Neto – treinador de talentos propulsores de carreira com qualidade de vida

 

Você vai me encontrar também em:

https://www.linkedin.com/in/coachdecarreiraclaudioneto

https://www.facebook.com/CoachParaMudar/

 

 

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *