DICA DO COACH – Você tem medo do quê? Três exercícios simples para crescer diante dele

meddo-de-que

Você já sentiu medo? Será que você é capaz de admitir isso?

Bom, agora você vai ler sobre essa emoção que, sendo real, precisa ser reconhecida antes de ser dominada. Preciso alertar que o medo é psicológico. Existe uma coisa que se chama imaginação negativa. Se ela for mal orientada vai oferecer outros sentimentos como pânico, tensão, preocupação, etc.

Porém, não basta reconhecer o medo. Ter essa consciência somente, não vai fazer com que você consiga vencê-lo. Vamos fazer uma comparação: se você vai ao médico e ele descobre que você tem uma doença, isso vai fazer você ficar curado? Já respondo: não! O que precisa acontecer é o médico oferecer os elementos de cura, um medicamento, um processo de tratamento, será preciso tomar alguma medida para sanar o problema.

Se você já ouviu alguém dizer que o medo é algo “que só existe na sua imaginação”, já posso antecipar que isso não é verdade. Medo é uma coisa real. Num desdobramento, posso afirmar que o medo é um grande, se não for o primeiro, inimigo da vitória.  O medo vai impedir você de ver as oportunidades, desgasta a sua vitalidade, torna você doente quando provoca perturbações no seu organismo. Crises são um desdobramento de medo. Medo é muito poderoso.

O medo pode ser de diversos tipos e possuir diversos tamanhos. Para curar o medo vamos precisar de tratamentos específicos e de resultados comprovados.

Então vamos para uma sugestão: conscientemente, treine um condicionamento de queconfiança é adquirida, precisa ser desenvolvida. Confiança não é um software que já vem instalado na gente. Se você conhece alguma pessoas que vive irradiando confiança é porque ela, pouco a pouco, foi desenvolvendo essa habilidade. Sabe o que isso quer dizer: você também pode fazer isso! Você pode treinar a confiança. Faz sentido para você?

Caso prático: a Marinha, por exemplo, certifica-se que todos os seus novos marinheiros sabem nadar ou que conseguem aprender. A instituição sabe que essa habilidade pode representar a vida do homem no mar. Os aprendizes de marinheiro que não têm essa competência são colocados num programa de aprendizagem. Lembro-me quando passei pelo Colégio Naval, no final dos anos setenta, que a turma delta era a turma dos “afogados”. Quem não sabia nadar estava nela, todos os dias, até poder ser transferido para a turma charlie, bravo ou alfa (essa era dos bons em tudo – risos). Participei e assisti a muitos treinamentos. Era muito interessante ver jovens, vendendo saúde, aterrorizados com uns poucos metros d’água.

Em treinamentos de salto da plataforma, a coisa não era nada diferente. Mesmo com equipes de segurança ao redor, o medo era claro nos olhos e pernas dos saltadores. Um triste espetáculo do qual participei com um dos protagonistas. Existia um medo real em todos nós. Aqui o remédio para dominar o medo era saltar. Quando isso acontecia, mesmo com um “acidental” esbarrão dos instrutores, o medo era dominado. O salto era a ação para a cura do medo.

Atenção! Anote e repita várias vezes: a ação cura o medo; a ação cura o medo; a ação cura o medo.

Num dos meus artigos anteriores já comentei que pensamentos levam a sentimento, sentimentos conduzem para as ações e ações geram resultados. É a ação que liga o mundo interior ao mundo exterior. Porém o medo pode ser um fator impeditivo da ação.

Medo, dúvida e preocupação paralisam sua caminhada rumo ao sucesso e a felicidade.  As pessoas se diferenciam pela foram com que lidam com o medo. Umas estão dispostas a agir, enquanto outras se deixam paralisar.

Segundo Susan Jeffers no seu livro “Como superar o medo”, a maioria das pessoas comete um grande erro ao ficar esperando o medo diminuir ou desaparecer para poderem entrar em ação. Quem faz isso tem que esperar muito tempo, diria que vai esperar para sempre. Pessoas que perseguem seus objetivo a todo custo, que já chamei de alpinistas, são capazes de “domar” essa fera.

Quero deixar claro que a proposta aqui não é que você não tenha medo. Você vai ter que treinar para aprender a dominá-lo.

Todos nós temos medo, dúvida e preocupação. Porém o que você não pode é paralisar diante deles. Esses sentimentos não podem impedir você de seguir em frente. Você precisa agir, mesmo não tendo a menor vontade de fazer isso. Tomara que isso faça sentido pra você. Repita: “a ação cura o medo!”.

Quero estabelecer um pensamento daqui pra frente: se você, na sua vida, só quiser fazer coisas fáceis, sua vida será difícil. Mas, se você decidir que é preciso fazer coisas difíceis, com certeza sua vida será fácil.

Agora vamos para minha sugestão de treinamento das atitudes de controle do medo:

Primeiro relacione três medos, dúvidas ou preocupações que hoje fazem parte do seu dia. Para cada um você vai escrever o que é que você faria, caso a situação acontecesse de verdade. Pergunte-se: “Eu sobreviverei?”, “Eu consigo superar isso?”. A resposta mais provável é “sim” para as duas perguntas. Agora pare de se preocupar e viva a sua vida.

À partir daí, toda vez que um problema surgir diante de você, primeiro acalme-se.Depois investigue as soluções possíveis. Avalie se você possui as ferramentas necessárias e suficientes para o enfrentamento ou se vai ter que buscar ajuda ou novos conhecimentos. Escreva, eu disse escreva, seu plano de ação. Diga em voz alta: “A ação cura o medo.” Pergunte-se também: “O que é que eu tenho que fazer para dominar o meu medo?”, “Qual é a ação que vai curar tudo isso?”

Isole o medo. Entre em ação para curá-lo. Repita, mais uma vez: “A ação cura o medo”.

Segundo, inicie a prática de sair da sua zona de conforto. Faça coisas que façam você se sentir desconfortável. Vou dar exemplos:

converse com pessoas com quem, normalmente, não falaria

– vá até seu chefe e peça um aumento de salário

aumente o preço de um produto que você comercializa

acorde e levante-se uma hora mais cedo, todos os dias

E em terceiro lugar, desenvolva a aplicação dos pensamentos poderosos. Preste atenção na sua forma de pensar. Reforce os pensamentos que farão com que você direcione melhor seu objetivo de vida ou profissional, aqueles que, verdadeiramente,vão levar você para o próximo nível. Desafie aquela voz que fica falando ao seu ouvido: “Você não pode”, “Você não quer”, “Você não tem vontade”. Você não pode deixar que a voz do medo, a voz da acomodação, seja mais forte do que você. Quero que você faça um “pacto de sangue” com você mesmo: quando a voz insistir em tentar impedir você de agir, de realizar algo, você fará o que for preciso para mostrar para a sua mente que é você quem está no comando, que é você quem dá as ordens e não ela. Essa ação vai, com certeza, aumentar substancialmente sua confiança e com isso a voz, reconhecendo que não possui poder sobre você, vai aparecer cada vez menos.

Bom, vou ficando por aqui. É necessário que você tome uma atitude se quer, de verdade, superar a ação limitadora do medo.

Você agora sabe de coisas simples que podem ser feitas sem qualquer investimento ou dor, em qualquer lugar e hora.

Sua única opção agora é experimentar.

Sendo assim… vai lá e experimenta!

Aceite meu abraço. Desejo que tenha saúde e paz.

Coach Claudio de Almeida Neto

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *