DICA DO COACH – Mercado de trabalho, recolocação profissional e coaching de carreira – por Claudio de Almeida Neto

2016.03.27 - Mobilidade pessoal na carreira

Chove lá fora e aqui, tá tanto frio (versos da música “Me Chama”, do Lobão). Tem alguma coisa fora das quatro linhas que está diferente do normal. Pode ser que isso tenha afetado, esteja afetando ou ainda vá afetar sua vida, ou não (plagiando Caetano Veloso). Por isso vou dividir com você três coisas que aprendi e mudaram a minha vida e o meu mundo. Pode ser que isso faça sentido para você ou pode ser que você nem esteja pensando no assunto.

Aprendi que não podemos controlar a natureza, vai fazer sol ou vai chover, queira você ou não. Outra coisa é que o nosso corpo é perecível, mesmo que cuidemos muito bem dele, vai chegar ao fim um dia. E, não menos importante, aprendi que precisamos conviver com pessoas e respeitá-las, mesmo que elas possuam opiniões, valores ou comportamento diferentes dos nossos.

Claudio, perguntaria você, e daí?E daí, que são pessoas que fazem coisas darem certo ou errado. O que está acontecendo no mundo político e econômico são produtos de ações de pessoas que tomam atitudes, assumem posições e se comportam de diversas maneiras, fazendo coisas certas ou erradas, que geram bons ou maus resultados. Agora começa a fazer sentido para você?

É por isso que você precisa ficar prestando muita atenção ao que o mercado pode lhe oferecer, e para isso tem que potencializar algumas competências que, nesse momento, são bastante úteis para quem quer se manter dentro de uma normalidade sustentável. Flexibilidade, adaptabilidade, atenção para detalhes e outras, que deixo de relacionar para não ser enfadonho, poderão abrir seus caminhos ou sustentar sua posição. É essa expansão da sua mente que vai oferecer um leque de oportunidades que poderão surgir diante de você.

Anthony Robbins, no seu livro “O poder sem limites” diz: “mente limitada, vida limitada”. Eu acredito cem por cento nessa afirmação.

É por isso que agora muitos profissionais já começam a buscar o desenvolvimento de novas habilidades que poderão dar para eles uma melhor visão do cenário, oferecerão ferramentas para saber aproveitar melhor as oportunidades e permitirão avaliar os risco, sem que eles se tornem um perigo em potencial. Contratar um Coach, por exemplo, com especialização em carreira, pode ser uma forma de expansão da sua mente para identificar as portas de entrada para a oportunidade desejada, potencializando as chances de sucesso, através de comportamentos propulsores.

O Coach de Carreira, apoiando o cliente (Coachee) constrói um projeto que pode ser, dependendo do objetivo, de curto, médio ou longo prazo. Há opções como uma nova colocação no mercado, desenvolvimento de carreira para ascensão na própria organização onde o Coachee se encontra no momento, e ainda um migração de carreira, onde o cliente pode mudar, de formar controlada, para uma nova careira que melhor se adapte às novas condições do mercado. Tudo tem que ser feito de forma coerente, a clareza é a tônica para a melhor movimentação. É preciso que haja um menor impacto na qualidade de vida e na realização profissional. Em muitos casos a priorização do networking pode ser uma poderosa ferramenta da mobilidade profissional.

O Coaching de Carreira é uma metodologia que oferece uma série de práticas e ferramentas que assessorarão o estudo de uma solução para a sua carreira, sempre observando a experiência profissional existente e as competências técnicas e comportamentais necessárias ao acesso ao próximo nível profissional ou mesmo de vida. E é nisso que um Coach pode apoiar você. Todos os recursos já estão, com certeza, dentro de você, porém é possível que exista, nesse momento, a necessidade de alguém fazer uma pergunta poderosa que faça você ter um insight para mudar sua vida conforme você deseja, fazer você alcançar o seu sucesso, que ainda não sei qual é, porém sei que você possui diversos motivos para chegar lá!

Clique no vídeo e SAIBA MAIS sobre os motivos que levam Bill Gates, da Microsoft e Eric Schmidt, CEO da Google, a afirmarem que todos nós precisamos de um Coach.

Meu nome é Claudio de Almeida Neto, sou Master Coach de Carreira e atualmente atuo como desenvolvedor da gestão organizacional através de talentos humanos da tecnologia da informação na Subsecretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (SATI) da Secretaria de Estado de Fazendo do Estado do Rio de Janeiro (SEFAZ/RJ).

 

 

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *