DICA DO COACH – Como o Coaching e o Mentoring podem apoiar o profissional da tecnologia da informação – por Claudio de Almeida Neto – Master Coach de Carreira

2015 07 11 - MCC - SITE CPMHoje é cada vez mais comum ouvirmos falar de processos que apoiam organizações e seus integrantes no seu crescimento. Eu não sei se você já ouviu alguma coisa sobre isso, porém caso não seja do seu conhecimento, vou oferecer alguns elementos que podem agregar mais notícia sobre o assunto ou, se já conhece, relembrar alguns pontos que entendo como relevantes.

Empresas, organizações, outras instituições e seus integrantes, colaboradores, funcionários ou como queira denominar, investem dinheiro e, principalmente, tempo com profissionais que apoiam sua caminhada rumo ao crescimento, estabelecendo metas que serão alcançadas e objetivos muito bem definidos para evitar o descaminho.

A requisição desse profissionais tem por objetivo auxiliar a jornada, com orientações e práticas já experimentas e que, comprovadamente, dão certo. Porém, é comum que as pessoas, vez por outra, sintam dificuldade em diferenciar as atividades do coach e do mentor. Os processos apresentam diferenças que, no desenvolvimento do trabalho, poderão ajudar mais ou menos, dependendo da necessidade do cliente. Um diagnóstico de cenário pode apontar o caminho mais adequado, ouvias as partes interessadas.

O que é coaching?

É, possivelmente, um dos programas de desenvolvimento pessoal e profissional mais comentado nos dias de hoje. O coaching, atualmente, está entre os programas mais procurados quando do assunto é desenvolvimento pessoal e profissional.

Coaching é um processo cujo objetivo maior é apoiar o aumento do nível de resultado da performance de pessoas, de times e das organizações, usando métodos, ferramentas e técnicas, numa parceria entre o coachee (cliente do processo) e o profissional habilitado (o coach).

Os resultados são o produto de uma jornada que eu costumo construir assim: o foco, o planejamento, a ação, a melhoria contínua e o resultado esperado. Este é o caminho do sucesso, como costumo denominar. Porém existe um ponto de atenção para o alcance exitoso do objetivo: é fundamental que haja empenho, que os olhos não se desviem do alvo e que as ações programadas sejam, verdadeiramente, efetivadas para a garantia do sucesso.

Vou familiarizar você com alguns termos:

  • Coach – Profissional que exerce a profissão.
  • Coaching – O processo de desenvolvimento conduzido pelo coach.
  • Coachee – Indivíduo que passa pelo processo de coaching.

Como funciona: o coach, usando técnicas e ferramentas, e perguntas que instigam o coachee, apoia seu cliente para criar o que chamo de mobilidade pessoal, isto é, sair de um estado atual e lançar-se rumo ao estado desejado. O processo precisa ter um plano de atividades para ter êxito. Isso vai acontecer com sessões periódicas, geralmente semanais, quinzenais ou até mensais, dependendo da disponibilidade e da necessidade do cliente, ou ainda da criticidade da situação, que pode ser indica pelo diagnostico.

Em cada sessão, o coach e o coachee, combinam as tarefas que serão executadas para fortalecimento de pontos, desenvolvimento de comportamentos ou ainda a criação de novos hábitos propulsores. Os exercícios servem para movimentar o coachee rumo ao seu objetivo, ou mais que isso, na direção da sua felicidade, tudo isso dentro de um plano predeterminado em conjunto. Quero reforçar que o coaching é um processo totalmente focado no coachee.

Cabe ressaltar que o coach não tem necessariamente experiência na área de atuação do coachee, e na verdade, nem precisa ter. Da mesma forma, o coach não dá conselhos ou oferece soluções para problemas específicos. Coach não é um consultor.

O princípio do coaching é que as soluções dos problemas e dos dilemas do coachee, estão nele (coachee). É o coachee que conhece a sua profissão, a sua atividade e a sua organização, muito melhor que o coach. O que o coachee precisa é do apoio de um profissional que, usando as perguntas certas, o faça encontrar as respostas que estão dentro dele, gerando desta forma um processo de autoconhecimento.

É para isso que o coach faz perguntas e, constantemente, questiona o coachee. É fundamental que haja um reflexão sobre sua vida, sua carreira e que ele tenha uma expansão de consciência sobre aquilo que ele é capaz, que ele sabe e não sabe que sabe. Essa consciência é que vai levar o coachee a identificar que precisa fazer alguma coisa para melhorar seu desempenho pessoal e/ou profissional, bem definindo seus valores e, assim, encontrando seu propósito e sua missão de vida.

Esse é o coaching, esse é o processo de autoconhecimento e de busca de metas e resultados que você, se entender que deve, vai poder participar.

O que é mentoring?

Diferente do coaching, mentoring é um auxílio, um treinamento, uma tutoria que um profissional bem mais velho e mais experiente, oferece a um profissional mais novo, que recém ingressou no mercado de trabalho ou que esteja mudando de função. Esse pessoal precisa de uma atenção especial.

O mentor vai auxiliar o novo profissional em diversas áreas de atuação. Inicialmente, o auxilio fica vinculado à parte profissional/técnica, para garantir que o profissional apoiado realmente se desenvolva na sua carreira. Isso vai acontecer pela troca de experiências/vivências profissionais de ambos. Vai ter como resultado um profissional mais bem preparado.

Nesse processo o mentor também pode dar conselhos na vida pessoal do iniciante, com o intuito de auxiliar nas tomadas de decisão que podem interferir no desenvolvimento da vida profissional.

A tutoria pode ser desenvolvida em diversos ambiente, não sendo uma ação que precise ser realizada na organização. Ela pode acontecer no ambiente de trabalho, assim como no escritório do mentor, na casa do cliente ou outros espaços, conforme for combinado.

O número de mentores ainda é muito baixo, pois as pessoas e as empresas ainda não compreenderam a importância desse trabalho para seu desenvolvimento.

Uma diferença básica entre o coaching e o mentoring é que no segundo não existe um prazo bem definido para o alcance do objetivo. Mentoring é um treinamento e assim a pessoa pode levar um tempo maior ou menor, dependendo de sua vontade. Já no coaching precisamos ter começo, meio e fim.  Um processo de coaching costuma variar de três a seis meses e a meta precisa ser SMART (eSpecífica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal).

No mentoring o tempo poderá ser estendido até que o cliente receba todas as informações necessárias para, junto com suas experiências, estruturar sua carreira, de acordo com sua necessidade e/ou da organização.

O mentor não tem que ser um pessoa da própria organização (pode, porém não é uma regra absoluta). O que mais importa nesse caso é que seja alguém com experiência a ser transferida.

Assim como o coaching, o mentoring tem que gerar a mobilidade pessoal. E um detalhe bastante interessante é que mais importante do que chegar ao ponto B (estado esperado) é sair do ponto A (estado atual). O cliente de coaching ou de mentoring precisa dar passos rumo ao seu objetivo.

Como o coaching e o mentoring podem lhe ajudar?

Os dois processos são bastante interessantes, se você entender que podem ajudar você em algum aspecto profissional ou pessoal. A diferença vai estar no objetivo que você quer alcançar.

O coaching, por exemplo, vai apoiar você oferecendo maior clareza no caminho rumo ao alcance da meta que vai gerar sua felicidade, usando a foto do seu alvo, pondo atenção em solução e não em problemas, identificando seus motivos para atingir o resultado, potencializando seus valores e, principalmente, seus talentos.

O mentoring vai gerar aumento de performance na área técnica, uma vez que um profissional mais experiente vai oferecer algum tipo de solução para o melhor desempenho de uma determinada tarefa.

Tanto o coaching quanto o mentoring vão apoiar sua caminhada na direção do seu objetivo. Ambos colocam todo o foco no cliente, que tem que ser a parte mais interessada em atingir a meta, o seu estado desejado.

O que precisa estar bem claro para você é que sessões de coaching ou sessões de mentoring, se você quiser, podem oferecer oportunidade de crescimento para você ou para a sua organização.

O principal, é que você se relacione com um profissional preparado, que possa lhe garantir o sucesso naquilo que você tanto deseja.

Meu nome é Claudio de Almeida Neto, sou Master Coach de Carreira, e estou aqui para apoiar você no alcance do objetivo que vai aproximar você da sua felicidade. Agora a decisão é sua.

Aceite meu respeitoso abraço.

 

Clique no vídeo e SAIBA MAIS sobre os motivos que levam Bill Gates, da Microsoft e Eric Schmidt, CEO da Google, a afirmarem que todos nós precisamos de um Coach.

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *