DICA DO COACH – A desculpa da doença. Minha sugestão de cura em quatro doses

desculpa-da-doenca

O mundo é feito de dualidade e de comparações: sou mais alto ou baixo do que “fulano”, hoje está mais frio ou quente do que ontem, sou mais gordo ou magro que “beltrano”, estou mais rápido ou lento do que “cicrano”, sou mais saudável ou doente do que João. Um precisa do outro para existir. Não haveria direita sem a esquerda, concorda?

Como é que você pensa? No que é que acredita? Quais são seus hábitos? Esses são alguns dos elementos que podem desmontar quem você é.

Você já ouviu falar de pessoas que transbordam saúde? Mas, com certeza, também conhece as que vivem reclamando de suas infindáveis e incuráveis doenças, não é? Acontece que uma boa parte das pessoas, simplesmente não possuem capacidade interna para conquistar e se manter saudável.Elas cultivam uma mentalidade adoecida.

Aqui eu vou chamar sua atenção para um ponto e espero que isso faça sentido para você. Perceba que os resultados que produzimos, os frutos da nossa vida, são um desdobramento das nossas sementes, das nossas raízes. É aquilo que não vemos que dá causa ao que vemos, isto é, se você quer mudar o que está visível, antes vai ter que mudar o que está invisível.

Estamos inseridos em mundos diferentes. São eles o mundo físico, mental, emocional e espiritual. O ponto de atenção é que o mundo físico é uma “impressão” dos outros três. Ok até aí? Vamos em frente.

Você já disse ou ouviu alguém dizer que sua doença é um enorme problemae que, por isso, não consegue fazer nada de bom? Nada de bom na vida pessoal, ou na profissional, na familiar, com relação aos amigos, aos negócios, etc. Claro!A doença não é o problema, ela é um efeito. E como mudamos o efeito (físico)? Resposta: mudando a causa, o interior (mental, emocional e espiritual).

É assim que a gente escuta: “Sabe porque foi que eu não consegui? Foi porque minha saúde não está boa.”

Existe uma porção de formas de dizer que a saúde vai mal e, por isso, a pessoa está “impossibilitada” de assumir responsabilidades, fazer coisas para melhorar sua vida, ganhar mais, se relacionar melhor com sua família, dar atenção aos filhos ou alcançar as metas que deseja.

São milhões de pessoas que sofrem mentalmente com o “desculpaço da saúde”. Com certeza você já deve estar recordando essas cenas.

Vamos pensar um pouco nessa situação? Será que isso é uma desculpa aceitável?

Quantas pessoas você conhece que possuem algum tipo de problema de saúde e que, mesmo assim, alcançaram seus sonhos? Pessoas que poderiam ter usado essa desculpa, mas que por algum motivo decidiram superar e seguir rumo aos seus objetivos. O interno (mental, emocional e espiritual) atuando e modificando o externo (físico).

Pesquisando e conversando com algumas pessoas da área de saúde, soube que é muito difícil possuirmos a saúde perfeita. Todos nós, em algum momento, vamos possuir alguma dificuldade, mesmo que momentânea, na área da saúde. E nesse ponto vai surgir a oportunidade de usar isso, se quisermos, como um ponto dificultador de uma realização.

Muitas pessoas se rendem, total ou parcialmente, ao “desculpaço da saúde”,exceto os que possuem uma relação mais clara com o sucesso, com o alcance do seu objetivo, da meta ou do sonho.

Como prometi, vou oferecer quatro dicas para você treinar o combate ao “desculpaço da saúde”, ou podemos dizer que são as quatro doses da vacina para você se imunizar contra essa “doença”.

Primeiro se recuse a ficar falando sobre saúde (mais especificamente sobre doenças). Quanto mais você fala em doença, mesmo que seja um simples resfriado, pior isso vai ficar. Se você ficar falando, pensando, discutindo sobre doença, é como ficar colocando adubo na erva daninha que vai tomar conta do seu jardim.

Tem um outro ponto que é “encher o saco” das pessoas. Quando você faz isso as pessoas vão te achar um “pé no saco”. E se a pessoa com você estiver tratando for um alpinista (aquele que só pensa em ir para frente e para o alto), aí é que a coisa fica ruim.  Pessoas que são otimistas possuem uma tendência natural de evitar esse tipo de comportamento. Não focalizam a “má saúde”. Elas só botam energia naquilo que fará dela uma pessoa cada vez mais saudável. Os alpinistas, sabem que a doença é um estado e todo estado pode ser modificado. Se fizer isso o que você vai conseguir, talvez, é um pouco de pena de você, porém nunca vai ter respeito e lealdade das pessoas.

Em segundo lugar, haja com mais parcimônia com relação à sua excessiva preocupação com a saúde. Existem pessoas que procuram os médicos desejando que eles digam que elas estão doentes. Fazem inúmeros exames para confirmar a doença em seus órgãos que não possuem qualquer problema.

Ficam mudando de médicos até que encontrem um que, de alguma forma,confirme seu desejo de possuir uma enfermidade.

A terceira dose da sua vacina é: seja grato à sua saúde, do jeito que ela é. Existe um velho ditado sobre um homem que vivia triste porque possuía sapatos velhos e rasgados, até o dia em que deparou-se com um homem que não possuía os pés. Aí tudo mudou pra ele.

Em vez de ficar se queixando e dizendo, todo o tempo, que não está se sentindo bem, é muito melhor ficar satisfeito com a saúde que possui. Agradecer por sua saúde é uma forma poderosa de diminuir a possibilidade de aparecerem doenças reais ou novas dores no seu corpos. Mantenha a mente saudável.

Aqui quero introduzir uma ação poderosa. Quero que você faça declarações verbais. Não é uma afirmação. Há diferença entre declaração e afirmação. Vou conceituar afirmação como um enunciado positivo pelo qual você alcança uma determinada situação, se concretizou. Na declaração você vai fazer um anúncio formal da intenção de alcançar um resultado realizando uma ação ou adotando uma posição específica. Funciona assim, você vai dizer em voz alta: “eu estou melhorando da enfermidade”. Quando você afirma que está curado e não está, sua cabeça vai responder: “isso não é verdade”. Na declaração você coloca que está adotando todas as medidas positivas internas (mentais, emocionais e espirituais) para que a cura se torne uma realidade. E ela se tornará.

Outro detalhe é a energia vinculada ao som da sua voz. O som emite uma frequência vibratória que atinge todas as célula do seu corpo e isso envia uma mensagem específica para o seu subconsciente. O pensamento se desdobra em emoção, emoção se desdobra em ação e ação produz resultado.

E a quarta e última sugestão que é: desfrute sua vida hoje. Tenha a convicção de que a vida foi feita para ser gozada, apreciada e vivida. Não desperdice os momentos tão importantes que você possui (e que não voltam mais) imaginando que poderia estar num leito de hospital.

Viva a vida aqui e agora. Seja feliz, porque a felicidade é um pequeno segundo da vida, um pequeno instante que você gostaria de repetir.Felicidade é aquele segundo que você não quer que acabe, mas que vai acabar, porém você pode usar a sua inteligência para repetir e ser feliz mais uma vez.

Cheguei ao final para dizer: Mens sana in corpore sano (uma mente sã num corpo são) que  é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida.

“Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são. Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte, que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza, que suporte qualquer tipo de labores, desconheça a ira, nada cobice e creia mais nos labores selvagens de Hércules do que nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental. Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio; certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.”

Com o passar do tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir e sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de um ser. (Retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano)

Agora que você já possui o conhecimento, sugiro que pratique e repita para estabelecer o hábito e se livrar, de uma vez por todas, da possibilidade de fazer uso do “desculpaço da doença“. Caso não seja uma necessidade sua, use a sugestão para as pessoas que você conhece e ainda ficam escondidas por trás desse artificio.

Em breve falo sobre as outras três desculpas: inteligência, idade e sorte.

Resta para você uma última solução: vai lá e experimenta!

Abraço, saúde e paz.

Coach Claudio de Almeida Neto

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *