Ferramenta de Gestão de Tarefas – ganhando o tempo da felicidade.

Vying for Time

Vying for Time

Este sistema vai ajudar você a se certificar sobre o que é que tem que estar na sua lista de tarefas diárias.

Este sistema foi desenvolvido por Stephen Covey. Ele ajuda a estabelecer quais são as prioridades reais.

Esta é uma versão.

A primeira coisa a fazer é relacionar TODAS as suas tarefas na coluna PARA FAZER. Não economize suas atividades. Coloque tudo! Logo a seguir você vai dar notas de 1 até 10 para a IMPORTÂNCIA e a URGÊNCIA de cada uma das tarefas.

Depois, de acordo com as notas que você atribuir, distribua nos quadrantes – veja no vídeo.

  • Quadrante Faça AGORA! ALTA urgência e ALTA importância

Inicialmente você vai achar ótimo estar nesse local. Vai parecer, para você, que está fazendo e acontecendo. Só tem um detalhe: os procrastinadores, os que “empurram com a barriga”, têm aí seu habitat. Esse quadrante é o aquele do estresse. Aqui as pessoas precisam ficar se convencendo de que é preciso fazer algo ou a “vaca vai pro brejo!”. O conflito aí é uma constante.

Não fique se martirizando caso tenha muitos itens nesse quadrante. O que você tem que fazer é entender que precisa entrar logo em ação e que, isso acontecendo, você vai salvar sua própria vida.

Então, não perde tempo. Faz logo! Faça AGORA!

  • Quadrante DELEGUE! ALTA urgência e BAIXA importância

Pois é, o carro precisa ser lavado, mas será que sou eu mesmo que tenho que fazer isso? E se eu chamar meu filho e pedir para ele fazer? Ou quem sabe o porteiro, que quer ganhar um gorjeta extra, pode realizar essa tarefa para mim?

Lembre-se de avaliar quanto vale seu tempo. Você tem que se afastar dessas tarefas para poder dar lugar para outras mais relevantes para o seu dia.

O que você tem que procurar entender é como você assumiu essas atividades. Aquela expressão que você costuma usar: “sim, eu faço.” Pode ter sido a causa desses afazeres.

Lembre-se que dizer NÃO é fácil e pode ser essencial para você se desocupar dessas tarefas delegáveis.

  • Quadrante DESCARTE! BAIXA urgência e BAIXA importância

Se esse quadrante está repleto de coisas suas é bom você avaliar como isso pode acontecer. Vamos dar um olhar adequado para isso. Assistir, por uma hora, a um programa de humor, dar muitas gargalhadas e ficar se sentindo bem, é um uso maravilhoso da televisão. Para relaxar é muito bom!

Agora, assistir TV por 3 horas, esperando para ver o sorteio da loteria e aos comerciais, ou ficar passando todos os 300 canais com um monte de baboseiras e nada de útil para a sua vida, isso não é relaxar. Isso se chama ficar à toa, de bobeira. Faz sentido para você?

  • Quadrante ANOTE NA AGENDA! BAIXA urgência e ALTA importância

Esse é o quadrante que realmente interessa. Tomara que seja esse o seu quadrante mais cheio. Agora, muito cuidado com a execução das anotações em agenda. Não vá deixar que essas tarefas se desloquem para o quadrante do “faça AGORA!”.

Você consegue entender o que está acontecendo aqui? Isso faz sentido para você? Pois é, você, colocando suas tarefas no quadrante “ANOTE” e agindo, logo vai colocar em prática as coisas que realmente são relevantes na sua vida, aquelas que farão você mais feliz.

  • Dica para ganhar tempo

Use um tempinho para repassar o que é realmente importante na sua vida e trate de anotar esses itens primeiro. Você vai ficar espantado ao ver o quanto você consegue fazer e quanto tempo libera quando coloca as coisas por escrito e, mais importante ainda, quando as programa.

Faça o download e imprima a ferramenta clicando no link >>> 2015.05.25 – GESTÃO DE TAREFAS

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *