DICA DO COACH – Usando a idade como desculpa. Tenho três dicas e três sugestões para impedir que isso ocorra

desculpa-da-idade

Você identifica a desculpa da idade mais ou menos assim: “Não adianta. Euestou muito velho (ou muito jovem) para isso. O uso do “desculpaço da idade” vem justificar o motivo pelo qual não tomou a atitude que levaria você ao novo nível da sua vida, carreira, relação familiar. Geralmente isso fica variando entre o “Eu sou velho demais” ou então “Eu sou jovem demais”.

Eu me permito afirmar que você já deve ter ouvido, mais de uma vez, pessoas de todas as idades que usam a desculpa da idade para explicarem sua inação. Veja se a frase a seguir, ou uma variação dela, lhe é familiar: “Estou muito velho (ou jovem) para começar agora. Eu não posso fazer isso, da forma como eu gostaria, devido à minha idade (muito ou pouca)”.

É uma coisa surpreendente ouvir tanta convicção sobre o elemento idade. As pessoas possuem total certeza de que a idade (muita ou pouca) é um divisor de águas. Isso é uma pena. Esse tipo de desculpa vem tirando a oportunidade de milhares de pessoas pelo mundo. Elas próprias estão fechando suas portas para uma vida melhor. Elas colocam na idade um peso tão grande que nem chegam a tentar fazer nada.

Estatisticamente, a expressão “Estou muito velho” é a que mais é usadacomo desculpa para não tentar. Ela é a que mais comumente ouvimos, concorda?

Se você for um apreciador da dramaturgia televisiva, deve se recordar das personagens que, depois de algum infortúnio colocado pelo autor, depois de perder seu emprego ficam perambulando pelos capítulos porque, devido à sua idade, não conseguem arranjar outro emprego. E ainda potencializam a cena quando o “idoso”, sentindo-se indefeso, até pensa em suicídio.

Vez por outra as páginas de noticiários e artigos soltam uma matéria sobre a “pior idade”. Os títulos são os mais variados, do tipo “Por que você não consegue emprego aos 40 anos?”. Isso soa familiar para você? Isso, é claro, não é uma verdade, porém para vender jornal é um beleza, porque morde a jugular de muitas cabeças preocupadas e que aproveitam o texto para arranjar mais desculpas que tenham a idade como ponto central.

E como é que você pode se vacinar contra o “desculpaço da idade”?

Vamos dizer que você já é um idoso de quarenta anos e acredita que está em idade avançada para o mundo do trabalho, por exemplo. A pergunta que quero fazer para você é: quando se inicia a idade produtiva de um homem? Vamos dizer que por volta dos vinte anos?

Mais uma assim, quando é que você acha que um homem encerra sua vida produtiva? Vamos combinar que por volta dos setenta? Hoje talvez até um pouco mais, mas vamos ficar por aqui.

Vamos lá, dos 20 aos 70 anos vamos cobrir um período de 50 anos. Quantos anos você já trabalhou? Se tem 40 já trabalho 20, logo você ainda tem 30 anos de vida produtiva, você ainda nem chegou na metade de seu tempo de trabalho. Faz sentido pra você?

Você ainda tem 30 anos para fazer muita coisa, produzir muito, ser muito útil.

Eu não sei se isso que estou dizendo, para você, pode fazer muito ou pouco sentido. O que eu quero mostrar é que a desculpa da idade não cabe em muitos casos que você encontra por aí. Você tem que dizer ou incentivar que digam, ao invés de “Eu sou muito velho” é “Eu ainda sou muito moço”.

A idade, que nos oferece vivência, experiência, é uma dádiva e não um fardo. O que você precisa fazer é tomar atitudes propulsoras e deixar de tornar-se uma vítima da sua crença. Quando você parar de ficar colocando culpa no tempo que passa, e ele você não controla (preciso dizer isso para você), vai entender que sua idade pode funcionar como um “arrombador” de portas que você achava que estavam trancadas.

Se você se liberta do fantasma da idade percebe que seu otimismos aumenta, sua juventude ganha força, você cresce e ganha motivos para ir à luta. Você vai experimentar, quando deixar de ter a idade como uma barreira, que está ganhando anos de vida e de vitórias,

E quando a desculpa é porque você é jovem demais? Por exemplo, um jovem executivo pode fica titubeando em aceitar um convite para um cargo de um nível acima por entender que é muito novo e não possui a experiência que o cargo requer. Isso se agrava quando ele sabe que sua equipe só tem pessoas com idade maior do que a dele.

Se esse for o seu caso, primeiro aceite meus parabéns. Está claro que a pessoa que o indica para ocupar uma posição no próximo nível sabe o que está fazendo e sabe que você tem as habilidade necessárias ao desempenho da missão.

Aproveito aqui para dar três dicas:

Primeiro não fique pensando na sua idade. Existem trabalhadores que “mais jovens” que você já realizam coisas incríveis. Sua capacidade não será medida pelo número de aniversários que já se passaram. Quando você prova que tem capacidade de para estar no nível superior é porque já tem idade para isso.

Em segundo lugar, não se aproveite da sua condição superior. Seja respeitoso com seus colaboradores. Faça com que se sintam parte de um time e não de uma ditadura. Se você agir assim vai perceber que as pessoas trabalham com você e não contra.

Terceiro, você tem que se habituar a ter pessoas de mais idade trabalhando com você. Hoje está se tornando como líderes com equipes que possuem colaboradores mais velhos. Você vai ter que se habituar com essa situação. Essa será uma habilidade que, no futuro, pode ajudar muito você, quando novas oportunidades surgirem.

Lembre-se que a juventude só vai se constituir numa dificuldade se você prensar e agir assim.

Você já deve ter ouvido dizer que há alguns empregos onde possuir maturidade é fundamental. Dizem ainda que gera confiança das pessoas, credibilidade e outros atrativos. Falam que os cabelos grisalhos ou a falta de cabelos podes ser um diferencial, por exemplo, na hora de tratar com um cliente ou um diretor. Isso é um absurdo. O que realmente importa é o quanto você conhece da sua atividade e como usa esse conhecimento em seu favor e da sua organização. Se você sabe usar bem isso, sabe o que está fazendo e conhece as pessoas que estão com você, está maduro o suficiente, pode acreditar.

Idade só vai ser um obstáculo se você mesmo fizer isso com ela. Só você pode fazer da idade um muro ao invés de uma ponte. Se você acreditar que só com mais idade vai conseguir ser quem você sabe que pode ser, está marcando gol contra.

Há jovens que atribuem a sua pouca idade sua dificuldade de progressão. Isso pode ser verdade se na organização existirem pessoas insegura e com medo do seu potencial e da sua energia. É fato que essas pessoas podem tentar dificultar e usar sua idade cronológica como um impedidor de crescimento profissional.  Porém, tenha a convicção de que há pessoas de valor ao seu redor e, essas, vão lhe dar valor e lhe exigir a responsabilidade que sabem que você deve ter. E aí você vai pode demonstrar, com atitudes, que é capaz de exercitar com profissionalismo as tarefas que lhe cabem.

Caminhando para o fim do nosso encontro, quero reforçar a vacina para a proteção contra o “desculpaço da idade”. Sugiro o seguinte:

  1. Sua idade atual tem que ser considerada como um ponto positivo.Declare, como já disse antes, “Eu ainda sou um jovem e tem muito o que fazer”. Crie o habito de olhar pra frente, para novos desafios, fortalecendo a sua juventude e aumentando seu entusiasmo.
  2. Calcule, de verdade, o seu tempo de produtividade. Indique até quantos anos vai trabalhar, com qual idade ainda quer ser produtivo. Imagine o tempo que ainda tem e quantas oportunidades vão surgir ou serão construídas por você. A vida é muito mais longa do que você pensa.
  3. Use o futuro para realizar as coisa que, para você, realmente tenham valor. Atividades que levem você ao encontro da sua felicidade, daquilo que você, verdadeiramente, deseja. Se você ficar afirmando que é tarde demais, lembre-se, a sua mente vai trabalhar para confirma seu pensamento. Não fique pensando “Por que eu não comecei a fazer isso antes?”. Pensar assim não vai levar você onde você quer ir. A contrário, diga “Eu vou começar a fazer isso agora porque as melhores oportunidades ainda estão por vir”. Pessoas vitoriosas pensam e agem assim, acredite!

Bom, gostaria de reforçar que minhas sugestões têm como principal objetivo fazer você agir. Não importa que você use essas dicas ou que arranje outra que soem melhor aos seus olhos e ouvidos, porém entre em ação, não deixe que essa ou outras desculpas impeçam você de ser a pessoa que sabe que pode ser.

Sabe o que é mais legal? Suas atitudes, para mudar seu modo de pensar e agir e tudo mais que fizer, não vão lhe dar nenhum prejuízo. São todas gratuitas e, melhor, se você entender que não lhe serviram, você pode voltar a ser como era, do mesmo jeito que você fez até agora para chegar onde chegou.

Agora você tem uma nova proposta, vai lá e experimenta!

Aceite meu forte abraço.

Saúde e paz.

Coach Claudio de Almeida Neto

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *