DICA DO COACH – Homens, prestem atenção nas mulheres e nas crianças

mulher multirarefa

Lá em casa elas são maioria, fato que confirma a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, divulgada pelo IBGE em 2013. A estatística indica que vivem no Brasil 103,5 milhões de mulheres, o equivalente a 51,4% da população.

Eu, confesso, fico muito feliz e orgulhoso enquanto marido de uma e pai de três mulheres, todas maravilhosas, cada uma no seu papel e com sua identidade, apesar das mais novas serem gêmeas idênticas. Físico igual, porém temperamentos distintos.

Meu discurso para meu filho, amigos e conhecidos é: vamos ficar de olho nos comportamentos desses seres que possuem habilidades de altíssimo lavor no mundo de hoje. Na verdade falo isso sobre mulheres e crianças. Vou descrever isso mais à diante.

Observe como agem as mulheres que estão ao nosso redor. Mulheres são multitarefa: conseguem atender ao telefone, cozinhar, dar orientação aos filhos, pôr o cachorro para fora de casa e assistir à televisão, por exemplo, tudo ao mesmo tempo. Isso olhando o ambiente doméstico. No cenário profissional não é nada diferente disso. Respondem ao e-mail, digitam no smartphone (o Whatsapp é uma febre), atendem ao telefone fixo e falam com o auxiliar administrativo, tudo junto! Ufa!!!

Agora as crianças. Um olho no vídeo game, outro no tablet, ouvindo a televisão, acariciando o gato e, ainda prestando atenção na sua conversa, e dando palpite. “Fica quieto menino! A conversa é de adulto.” (risos)

Eu não sei se o que estou dizendo vai fazer sentido para você, porém esses dois seres sensacionais precisam ser observados e imitados em suas multi-habilidades.

Ser multitarefa foi apontada como uma das melhores maneiras estar à frente, tanto no mundo do trabalho quanto na vida doméstica. Conseguir fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo pode aumentar a eficiência, gerar produtividade, disponibilizar tempo e, em alguns casos, até poupar dinheiro. Se você entender que ser multitarefa pode lhe oferecer benefícios, você pode determinar, se quiser, um processo de treinamento para melhorar seu desempenho.

Aqui eu quero chamar a atenção para um ponto que, no meu entender, é muito importante. Possuir a habilidade de fazer várias coisas exige, para que exista qualidade, planejamento e organização. Assim, precisamos administrar e potencializar tamanha qualidade para que ela não se volte contra nós.

Não será objeto desse artigo, mas existem técnicas e ferramentas que podem, sendo treinadas, oferecer mais objetividade para a execução produtiva de tarefas.

É aqui que mora o perigo e que chamo a atenção dos homens. Uma mulher treinada “dá nó em pingo de éter com o ventilador ligado” (risos).

Os homens podemos nos lembrar daquela vez em que fomos incumbidos, por nossas mulheres, de prestar atenção na fervura do leite, só isso, e ele ferveu e derramou. Lembra! “Tirei o olho só um segundo!”, disse você tentando se explicar.

Bom, os multitarefa estarão menos inclinados a procrastinar. Geralmente, essas pessoas são motivadas, porque elas realizaram as coisas e alcançaram os objetivos. Os multitarefa organizados não dão tempo para “empurrar com a barriga” e, portanto, não desperdiçam seu tempo.

Porém existe uma pergunta a ser feita: ser multitarefa é bom ou ruim?

Veja bem, existem algumas tarefas, onde é melhor focar apenas nela. A exemplo, se você for um engenheiro que tem que fazer cálculos que podem causar falhas fatais, uma atenção dedicada pode ser essencial. Isso não quer dizer que esse profissional não possa ser multitarefa durante a execução do projeto. Cabe lembrar que ser multitarefa tem que estar relacionada à execução. É importante ter foco, conhecer os objetivos a serem atingidos e assim, verdadeiramente se preparar para ser multitarefa com eficiência.

Decidi escrever esse artigo quando li que a “Ernest & Young arma iniciativa para apoiar o empoderamento feminino”.  Você vai poder acessar o artigo clicando em  http://glamurama.uol.com.br/ernst-young-arma-iniciativa-para-apoiar-o-empoderamento-feminino/

Para finalizar deixo meu aviso: meus amigos, se não podem com elas, junte-se a elas!

Fica o alerta.

Abraço, saúde e paz.

Coach Claudio de Almeida Neto

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *