Vou usar uma forma lúdica de apresentar para você duas figuras que serão responsáveis por produção, num estabelecimento imaginário que quero que você visite comigo: uma empresa chamada mente. Vamos chamar as personagens de Dona Vitória e Sr. Fracasso. Ela uma empreendedora na construção incessante de pensamentos positivos, construtivos, pra cima! O outro um produtor contumaz de pensamentos improdutivos, negativos e pra baixo! Além disso ele ainda fica arranjando os motivos pelos quais você, na sua mente, fica se sentindo improdutivo, não capaz, fraco, macambuzio. Sua frase de trabalho é: “você vai falhar!”
Tanto Dona Vitória quanto Sr. Fracasso são gerentes dessa empresa que é a sua mente. Detalhe: são muitíssimos atentos e super obedientes.
Quer ter acesso à eles, basta dar um pequeno sinal que eles surgem prontamente. Sinal pra cima: Dona Vitória se apresenta. Sinal para baixo, surge Sr. Fracasso. E assim que se apresentam, de pronto, iniciam seu trabalho, positivo ou negativo. Atendem ao gosto do cliente, você.
Vamos ver se você reconhece a cena: você pisa no local de trabalho e solta um “hoje meu dia está horrível!”. Pronto, Sr. Fracasso já recebeu seu sinal e parte para, na sua mente, trabalhar para provar que você está certo. Manda mais insumos para você: tá quente, tá frio, tá curto, tá longo, não tem cliente, tem cliente demais e assim por diante. Sr. Fracasso é muito eficiente. Logo está dominando a mente e “pimba”! Seu dia fica uma bomba (eu ia dizer uma merda, mas você pode não gostar – risos). Um dia ruim como você disse que seria. Na sua mente tudo foi feito para realizar seu desejo.
Agora, quero que você experimente uma nova frase de impacto. Experimente começar o seu dia dizendo: “hoje meu dia está ótimo!”. Tão ou mais poderosa, Dona Vitória surge retumbante. Com a maior presteza vai tratar de oferecer matéria prima para produzir sensação de que o dia é maravilhoso, super agradável, excelente par ser vivido e compartilhado. Que tarefas sensacionais serão realizadas e tudo vai transcorrer muito tranquilo e favorável. Dona Vitória vai oferecer ótimos insights e todas as soluções para aquele probleminha que estava esperando para ser resolvido. Lembra? Sua mente trabalhando para atender ao seu pedido e confirmar sua afirmação: “meu dia é tudo de bom!”. E como num toque de mágica, porém, na verdade, num ato consciente de dar a ordem certa ao seu cérebro, todas as coisa acontecem de forma a provar que seu dia é e será muito legal.
Se você precisa resolver um problema que envolve uma pessoa e convoca o Sr. Fracasso, ele vai apresentar todas as evidências negativas para você não conseguir lidar com ela. Agora, se a parceria for com Dona Vitória, ela vai trabalhar de forma intensa para mostrar todas as razões, possíveis e imaginárias, pelas quais você tem que se dar bem com a pessoa, superar suas diferenças e trabalhar junto com ela para o bem comum.Dona Vitória possui argumentos que vão mostrar que o trabalho vai ficar mais fácil e mais rápido se harmonia e equilíbrio estiverem presentes entre você e a outra pessoa.
Preste atenção no que eu vou dizer para você agora. Aquele gerente (Vitória ou Fracasso) que você mais exercitar será o mais forte. Esse assunto é o ponto central da lenda dos lobos: na luta de dois lobos, vence aquele que você alimenta.
O risco, ou melhor, o perigo é você se descuidar e permitir que o Sr. Fracasso use seus momentos de fraqueza para se fortalecer e, depois disso, tomar conta da sua empresa mental, da sua fábrica de pensamentos. Se isso acontecer o negativismo entra na linha de produção e passa a ser o seu principal produto mental.
Você, com certeza, deve estar achando isso meio que utópico. Manter um pensamento positivo constante é quase impossível diante de tantas dificuldades que o dia a dia nos impõem. Porém esse o desafio! Todos os sentimentos existem e são importantes. O exercício é saber interromper e mudar o estado. Interromper o estado de pessimismo e entrar no estado de otimismo. Abandonar o Sr. Fracasso e se abraçar com a Dona Vitória. Faz sentido pra você?
Eu não estou usando o lema Tabajara: “seus problemas acabaram!” Eu estou falando para você olhar para a solução e não o problema. Pensar positivo ao invés de negativo. Um ou outro dão o mesmo trabalho, assim, escolhe o positivo!
Você lembra? (vou fazer muito essa pergunta) A sua mente vai trabalhar, sempre, para confirmar o seu pensamento, logo use o lado positivo do seu depósito de experiências.
Como disse em artigo anterior, nossa cabeça funciona como um banco de memórias. De um lado as positivas e de outro as negativas. Você vai receber aquilo que requisitar. Procure requerer as experiências, ideias e tudo mais que for positivo.
Eu vou reforçar, todo o tempo, essa minha experiência: sua mente vai trabalhar, todo o tempo, para provar que você está certo. É por isso que você precisa, conscientemente, manter o pensamento positivo. Diga: se eu pensar positivo e escrever positivo, com certeza, eu garanto, vou realizar positivo.
Atenção! Pensar é fundamental, agora agir é que faz toda a diferença.
Por enquanto é só.
Agora, minha proposta é: vai lá e experimenta!
Abraço, saúde e paz.
Coach Claudio de Almeida Neto.