Sucesso pode ter significados maravilhosos ou modestos. O tamanho fica em segundo plano, tendo em vista que o importante é o efeito que alcançá-lo nos causa. Sucesso pode ser possuir um casa bacana, pode ser conseguir tirar férias no trabalho, ou quem sabe conseguir chegar mais cedo em casa para dar atenção à esposa/marido e aos amados filhos, sei lá! Sucesso pode ser qualquer coisa que você queira. O detalhe é que você precisa, de verdade, acreditar nele e pensar como pode fazer melhor para chegar lá.

Já ouvi pessoas dizendo que sucesso seria conquistar a admiração das pessoas, seria desenvolver a competência liderança no trabalho, ser olhado com respeito. Ouvi ainda que sucesso seria liberdade. Disseram-me certa vez que sucesso seria conseguir respeitar a si próprio, gerando satisfação e encontro com a simples felicidade, podendo fazer aquelas coisas que dependem somente da gente. Enfim, eu resumi sucesso como uma vitória.

Eu tenho certeza de que, como eu, você também quer ter sucesso. Todos desejamos vitória, todos temos esse objetivo na vida. A gente quer aquilo que avida pode nos dar de melhor. A gente não quer se igualar aos que ficam insistindo na mediocridade. Não gostamos de nos sentirmos inferiores e nem de sermos forçados a sê-lo.

Há quem diga que existem passagens bíblicas (eu não sou um especialista dos textos sagrados) que atestam que a fé move montanhas. Esta metáfora pode ser uma âncora para nossas vidas. O detalhe é que não existem muitas pessoas que acreditam que são capazes de mover montanhas. Pode ser que por isso tanta gente não consegue fazer as coisas que quer.

Vamos fazer uma analogia e dizer que mover a montanha é alcançar um sonho ou atingir uma meta. Sabe aquela promessa que você vez no último dia 31 de dezembro? Pois é, ela é a montanha que, por falta de fé, você ainda não moveu. Faz sentido para você? Pode ser que sim ou que não. Pode ser que, inclusive, você nem se lembre mais da promessa feita para você mesmo. Verdade?

Tem gente que fica um pouco confusa sobre acreditar e pensar com sabedoria. Fato é que você não vai conseguir mover a montanha com o simples desejo de fazê-lo. Aí virão as comparações como, por exemplo, ser promovido ao cargo superior somente porque deseja que isso ocorra. Ou sair do aluguel para a casa própria. Ou ainda aumentar seus rendimentos. Ou melhorar seus relacionamentos familiares e/ou profissionais só porque está desejando que isso ocorra. Agora existe uma enorme possibilidade de isso acontecer se você, verdadeiramente, acreditar que pode fazer isso. Crer que a montanha (sonho/meta) vai se mover através daquilo que vou chamar de força pensamento. Aqui vou introduzir um conceito que vou nominar de tripé da realização: vontade, disciplina e atitude para fazer a montanha mover-se na direção da vitória (ou sucesso).

Agora eu quero lembrar você de um ponto importante para que não pareça que estou “viajando na maionese”.

Não existe nada de místico ou mágico na crença, no desenvolvimento do poder de acreditar. A crença funciona da seguinte forma: “eu acredito que sou positivo, eu acredito que sou capaz”. Este tipo de pensamento gera poder, habilidade e a energia capaz de realizar. Se as realizações serão grandes ou pequenas, vai depender da sua meta ou do seu sonho. Lembra? O importante é o efeito que o ato de realizar causa em você.

Quando você acredita que pode realizar alguma coisa, imediatamente o seu cérebro inicia o desenvolvimento de pensamentos (pensar = perguntar + responder) que vão confirmar sua crença. Em consequência surge as formas de fazer. É assim: “eu sou capaz, assim eu tenho que fazer isso para alcançar aquilo”. Beleza?

Vamos ao caso concreto. Um dia você começou a trabalhar num novo emprego. Certamente, como todo jovem, desejou ter sucesso que está relacionado ao desenvolvimento e ascensão na carreira. Só que em algum momento, como parte dos jovens, você deixou de acreditar que isso seria possível, que “não conseguiria” ir tão longe e tão alto. Assim, da mesma forma que disse anteriormente, seu cérebro começa a trabalhar para confirmar sua crença. Ele vai fazer de tudo para você realizar aquilo que acredita: “não consigo”, “não posso”, “não sou capaz” … Concorda? Ou melhor, recorda? Foi assim em alguma ocasião?

Nossa cabeça funciona como um banco. Nela depositamos experiências positivas e negativas. Quando fazemos um “cheque” para sacar as experiências negativas, automaticamente o banco nos entrega aquilo que pedimos: coisas ruins, fracassos, etc. Se fizermos o contrário, sacarmos as coisas boas, isso imediatamente acontece e boas experiências, ações exitosas e tudo de bom nos é entregue. E o trabalho de solicitar uma e outra é o mesmo, basta requisitar.

Lembra como os degraus que levariam você ao próximo nível começaram a ficar menos visíveis, mais difíceis de serem alcançados, quando você deixou de acreditar que conseguiria? A confirmação do pensamento estava se realizando.

Isso é o que acontece com a média das pessoas. Porém, há um grupo que, de forma diferente (e você deve estar nesse grupo), acredita que o sucesso tem que acontecer e acredita que vai acontecer. Fica dizendo para ela mesma: “eu vou subir”. O cérebro confirma e ela sobe.

As pessoas que se apoiam em crenças positivas alcançam o topo. Elas prestam atenção na pessoas que chegaram lá. Modelam os comportamentospropulsores dos mais antigos (os que já viveram isso). Entendem que pessoas bem sucedidas atacam os problemas e tomam decisões. Elas colocam soluções nos problemas e não ficam buscando arranjar problemas para as soluções.

Pode crer nisso: pessoas que acreditam que são capazes de realizar sempre acham a forma de fazê-lo.

Agora, vai lá e experimenta.

Abraço, saúde e paz.

Coach Claudio de Almeida Neto