Como aumentar a sua Inteligência Emocional.

2014.06.26 - colocar-se no lugar do outroInteligência Emocional (IE) é uma competência, assim vou lhe oferecer uma boa notícia, ela pode ser desenvolvida. Se você quiser fazer isso, pode conseguir com conhecimento, pratica e repetição. A instalação dessa competência vai beneficiar você, desdobrando-se em duas outras, que são a liderança e o incentivo ao seu time (equipe).

Os quatro principais aspectos que identificam o desenvolvimento da inteligência emocional são os seguintes:

– Gestão de relacionamentos (as relações interpessoais, principalmente, são potencializadas e melhoradas).

– Consciência social (a empatia é um fator bastante evidente, quando nos colocamos no lugar do outro e sentimos suas emoções).

– Autogerenciamento (diante de pressões externas conseguimos raciocinar e agir com foco em solução).

– Autoconsciência (esta característica nos permite perceber como funcionam nossas emoções diante de cenários diversos).

A Inteligência Emocional (IE) é muito útil quando você precisa transitar em áreas pessoais e/ou profissionais. Empresas com gestores modernos sabem que funcionários que possuem IE conseguem manter a calma, mesmo quando estão sob pressão. Eles, diante de criticas, conseguem dar boas respostas e colocam foco na solução, oferecendo soluções bastante viáveis para possíveis problemas.

Abaixo ofereço algumas perguntas que você pode fazer para você mesmo e identificar se possui Inteligência Emocional (IE). Aproveite para analisar se esta competência já está instalada em você:

– Você sabe que possui pontos fortes e pontos fracos? Consegue identificá-los?

– Você é uma pessoa aberta para novas ideias e mudanças?

– Se você identifica um cenário adverso, consegue ser otimista?

– Você consegue entender que pessoas podem ter pontos de vista diferentes?

Consegue aceitar essa posição da outra parte?

– Você tem habilidade para identificar as emoções das outras pessoas?

Sua Inteligência Emocional pode ser potencializada, se você conhecer, praticar e repetir o seguinte:

– A audição ativa (saber ouvir o outro com atenção)

– A comunicação não verbal

– A comunicação verbal

– O conhecimento de si mesmo

– O entendimento do outro

– Ser assertivo

Exercite a sua Inteligência Emocional. Você vai perceber o quanto ela vai ajudar você a enxergar melhor os cenários e entender a forma de agir das pessoas diante de cada uma das situações que se apresentam, inclusive e principalmente você.

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Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

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