Inteligência Emocional (IE) é uma competência, assim vou lhe oferecer uma boa notícia, ela pode ser desenvolvida. Se você quiser fazer isso, pode conseguir com conhecimento, pratica e repetição. A instalação dessa competência vai beneficiar você, desdobrando-se em duas outras, que são a liderança e o incentivo ao seu time (equipe).
Os quatro principais aspectos que identificam o desenvolvimento da inteligência emocional são os seguintes:
– Gestão de relacionamentos (as relações interpessoais, principalmente, são potencializadas e melhoradas).
– Consciência social (a empatia é um fator bastante evidente, quando nos colocamos no lugar do outro e sentimos suas emoções).
– Autogerenciamento (diante de pressões externas conseguimos raciocinar e agir com foco em solução).
– Autoconsciência (esta característica nos permite perceber como funcionam nossas emoções diante de cenários diversos).
A Inteligência Emocional (IE) é muito útil quando você precisa transitar em áreas pessoais e/ou profissionais. Empresas com gestores modernos sabem que funcionários que possuem IE conseguem manter a calma, mesmo quando estão sob pressão. Eles, diante de criticas, conseguem dar boas respostas e colocam foco na solução, oferecendo soluções bastante viáveis para possíveis problemas.
Abaixo ofereço algumas perguntas que você pode fazer para você mesmo e identificar se possui Inteligência Emocional (IE). Aproveite para analisar se esta competência já está instalada em você:
– Você sabe que possui pontos fortes e pontos fracos? Consegue identificá-los?
– Você é uma pessoa aberta para novas ideias e mudanças?
– Se você identifica um cenário adverso, consegue ser otimista?
– Você consegue entender que pessoas podem ter pontos de vista diferentes?
Consegue aceitar essa posição da outra parte?
– Você tem habilidade para identificar as emoções das outras pessoas?
Sua Inteligência Emocional pode ser potencializada, se você conhecer, praticar e repetir o seguinte:
– A audição ativa (saber ouvir o outro com atenção)
– A comunicação não verbal
– A comunicação verbal
– O conhecimento de si mesmo
– O entendimento do outro
– Ser assertivo
Exercite a sua Inteligência Emocional. Você vai perceber o quanto ela vai ajudar você a enxergar melhor os cenários e entender a forma de agir das pessoas diante de cada uma das situações que se apresentam, inclusive e principalmente você.




