Integridade – até Gandhi precisou pensar duas vezes sobre a sua – por Claudio de Almeida Neto

Faz duas semanas, tive acesso ao livro “Singular – O poder de ser diferente”. O livro foi escrito numa parceria entre Valdir Bündchen (o pai da nossa linda modelo Gisele Bündchen) e o jornalista Jacob Pétry.

Eles reuniram na obra uma série de relatos sobre pessoas que identificaram e desenvolveram suas singularidades, aquilo em que elas, inicialmente, são únicas. Essa descoberta incrível fez com que esses seres humanos potencializassem suas habilidades ao máximo que podiam e, com isso, caminhassem para seu sucesso e a realização de suas metas, objetivos e sonhos.

Um dos capítulos foi intitulado “Uma Mentalidade de Êxito”. Foi aqui que os autores relacionaram os pontos de atenção para quem quer treinar sua mentalidade vencedora.

Agora vou dividi-las com você, caso não tenha tido a oportunidade de ler a obra. Autenticidade, honestidade, integridade e, atentem, disciplina, assunto que tratei no artigo anterior, são quatro elementos que geram um pensamento vitorioso.

Agora, quero cuidar do assunto integridade.

No ano de 1913, um homem chamado Mahatma Gandhi fazia sua peregrinação pela Índia. O objetivo de Gandhi, com esse comportamento, era lutar pela independência da Índia que, na ocasião, era dominada pelos ingleses. Nessa época, uma mulher que tinha um filho diabético dirigiu-se para a Índia com a intenção de encontrar-se com o líder Gandhi, por quem nutria uma enorme admiração. Esse encontro só foi possível porque a mulher, com muita objetividade, fez um enorme sacrifício para alcançar sua meta de colocar o filho diante de Mahatma Gandhi. A mulher tinha um único interesse a ser alcançado com esse encontro: que seu filho diabético e grande admirador de Gandhi, ouvisse de sua própria boca que ele precisava para de comer guloseimas para continuar vivendo.

Mãe e filho precisaram viajar durante duas semanas para encontrar Gandhi. E conseguiram seu objetivo.

No dia do encontro, a mãe, diante do grande líder, excitada, não hesitou em fazer-lhe o pedido. Acontece que Gandhi, surpreendendo à todos, não atendeu e ainda solicitou que a mulher e seu filho o procurassem na semana seguinte. Nem a mulher e nem ninguém entendeu a atitude do líder.

Era apenas um simples pedido de uma mulher que fizera um enorme esforço para consegui-lo. Uma simples conversa com o rapaz que precisava ouvir do líder uma orientação para parar de comer doces e, com isso, ter qualidade de vida maior.

Mesmo sem nada entender, a mulher, relutando, decidiu aceitar a orientação para voltar uma semana depois.

Passado o tempo determinado, a mulher e o filho diabético voltam para encontrar o grande líder Gandhi. Agora, olhando profundamente para os olhos do jovem, Gandhi atendeu ao pedido desesperado da mãe e orientou o menino a não comer mais a comida que era prejudicial para sua saúde. O rapaz, admirador do líder, impressionado com as palavras que acabara de ouvir, prometeu que, independentemente de qualquer sacrifício que tivesse que fazer, deixaria a todo custo de comer os doces que tanto gostava.

Ao assistir a cena, a mãe, aumentou sua curiosidade sobre o motivo que impedira Gandhi de fazer a mesma coisa na semana anterior. Não resistindo à curiosidade, dirigiu-se ao líder e perguntou-lhe:

“Por que o senhor atendeu meu pedido agora, e não naquele dia em que nos encontramos pela primeira vez, fazendo que ficássemos por semana vagando por inúmeras cidades, mesmo sabendo dos nossos escassos recursos?”

Gandhi, diante da indagação da mulher, respondeu:

“Naqueles dias, eu também comia todo o tipo de guloseimas”.

É aqui que eu quero trazer para você a reflexão sobre princípios como honestidade e integridade. Faz sentido para você que eles só funcionam para as pessoas quando elas percebem que também os praticamos? Você concorda comigo que os maiores beneficiados pelo uso desse valores somos nós mesmo e não os outros a quem oferecemos a sugestão?

Acredite que os princípios de integridade e honestidade criam uma poderosa estrutura que vai servir de alicerce para outras duas mentalidades muito poderosas e importantes para todos nós que são: autoestima e confiança. Essas últimas vão fundamentar e desenvolver nossa capacidade de evoluir e crescer espiritualmente e moralmente.

É por isso que eu quero usar a figura do grande líder Mahatma Gandhi para exemplificar como precisamos ser íntegros com nós mesmos antes de sermos com outras pessoas. Quero conceituar a integridade como a capacidade que o ser humano tem de pôr em prática o seu discurso.

Resumindo, ser integro é cumprir a promessa que você faz, é assumir os compromisso acordados e, a todo custo, manter-se fiel à todos os seus valores.

Integridade, meu caro leitor, assim como outros princípios fundamentais como honestidade, justiça, bondade, caridade nos leva ao alcance do sucesso pessoal que, com certeza, lhe digo, vai lhe oferecer a verdadeira e autentica felicidade.

Aceite meu abraço e desejo-lhe saúde para alcançar todos os seus objetivos.

Claudio de Almeida Neto – Treinador/Coach desenvolvedor de talentos propulsores de carreira

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *