Disciplina – juntando mais dois elementos você alcança tudo que quiser – por Claudio de Almeida Neto

Vontade, disciplina e atitude, são, na minha opinião, os elementos que vão levar você à realização de tudo que você quiser. Porém eu tenho um dos elementos como sendo o ponto que agrega maior valor e que liga os outros dois. Pra mim é a disciplina. E essa opinião não é só minha. Muita gente boa concorda comigo. O empresário Abília Diniz diz o seguinte: “Disciplina é um valor e uma ferramenta. Ser disciplinado é ter agenda, se propor a pensar um pouco mais à frente, estabelecer certas rotinas. Eu só consigo fazer o que eu faço porque tenho uma boa dose de disciplina”.

A coordenadora dos cursos de Qualidade de Vida e Recursos Humanos da Fundação Instituto de Administração afirma que a disciplina tem como principal função gerar resultados, tendo em vista que é um elemento fundamental no aumento da performance no mundo corporativo.

O fato é que quem possui disciplina entende claramente que o trabalho que executa faz parte de uma dependência mutua, quer dizer que eu preciso de alguém e alguém precisa de mim. Se não for disciplinado haverá um desequilíbrio. Aí, com certeza, os dois sairão perdendo porque o objetivo não será alcançado.

Disciplina é um ponto forte meu. Afinal foram mais de 32 anos desenvolvendo essa competência no meu antigo emprego, que você deve ter visto qual foi no meu perfil. Se não viu convido para um rápida visita para acabar com o mistério (risos). Sei muito bem que é fundamental saber organizar o tempo, planejar atividades e tarefas, definir claramente as prioridades e, em caso de urgências e riscos, saber ter a flexibilidade necessária para não perder o foco. Há ferramentas de gestão de tarefas bastante eficientes para que isso aconteça com muita tranquilidade, instalando hábitos propulsores. Acredite!

Para saber se você está sendo disciplinado é necessária uma constante avaliação (no mínimo semanais) sobre o plano e a sua execução. É muito importante, para isso, ter as informações necessárias (processo, ferramentas, pessoas, etc.) para que o plano se desenvolva o melhor possível. O que pode acontecer é que a falta da informação leve você para a decisão equivocada. Subestimar ou superestimar pode causar prejuízo de alguma forma. É por isso que avaliadores de desempenho devem fazer parte das ferramentas disponíveis, como exemplo.

Sabendo de minha antiga profissão você pode crer que a disciplina pode estar vinculado à rigidez, comando e controle, porém se bem usada a disciplina vais fazer o movimento oposto, gerando espaço para criação, inovação e tudo mais que gere melhoria de desempenho e consequente qualidade de vida. A disciplina é uma competência que pode ser usada, não só na vida profissional, mas também na vida social, familiar, da saúde e outras áreas onde você precise colocar alguma coisa em prática. Como disse no começo de nosso encontro, agregando vontade e atitude, você compõe o tripé da realização.

Para encerrar vou me servir do texto que é imputado à abolicionista afro-americana Harriet Tumbman que diz o seguinte: “Libertei mil escravos. Poderia ter libertado outros mil se eles soubesse que erram escravos”. Eu costumo usar essa reflexão para que as pessoas entendam que precisam reconhecer seus talentos, mas também suas fraquezas. Saber onde você é bom e onde precisa contar com ajuda de alguém. Existe para todo problema, no mínimo, uma solução. Se você ainda não a encontrou, pode ser que, auxiliado por alguém que já saiba qual é, consiga vencer a sua dificuldade.

Aceite meu abraço e desejo-lhe saúde para alcançar todos os seus objetivos.

Claudio de Almeida Neto – Treinador/Coach desenvolvedor de talentos propulsores de carreira

 

 

 

 

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *