Vamos aplicar um pouco do conhecimento que já trocamos até aqui?

Quero que você possa, de verdade, desenvolver a sua forma de acreditar naquilo que você pensa, logicamente dando ênfase no lado positivo da credo.

Vou relacionar, nesse momento, três maneiras para você fortalecer a sua crença:

Primeiro você precisa, conscientemente, pensar sempre no seu sucesso. Lembra sobre o que falei da mentalidade vencedora? Pois é, tenha a convicção de que tudo que você vai realizar é um trampolim para a vitória.

Acostume-se a pronunciar frases positivas: “eu vou vencer”, “eu vou conseguir”, “tudo vai dar certo”, etc. Não use frases pra baixo!

Quando for se comparar por suas habilidades pessoais, diga para você mesmo: “eu sou igual aos melhores”. Se surgir uma oportunidade de realizar algo, não deixe de afirmar: “eu sou capaz”.

Essas são formas de permitir que o pensamento de “ser bem sucedido” e “ser vitorioso”, domine seu processo mental.

Vou reafirmar o que já venho dizendo ao longo dos artigos anteriores: pensando de forma positiva o seu cérebro vai trabalhar, todo o tempo, para ratificar sua afirmação. Se você usar o sentido oposto, da mesma forma o cérebro vai agir e o resultado, logicamente, será inverso. Tomara que isso faça sentido para você.

Segundo, você tem que se conscientizar de que você é melhor do que pensa, que sabe mais coisas do que pode se lembrar.

Você conhece pessoas que se deram bem na vida? Por acaso eles são super-homens ou super-mulheres? Responda a essa pergunta de forma verdadeira. Eu já sei a resposta: é claro que não!!!

O poder das pessoas que alcançam coisas não está em super inteligências. Não diga que elas possuem algum elemento místico por trás delas. Não atribua o sucesso dela à sorte que possuem. Não é assim que isso acontece, eu garanto.

As pessoas bem-sucedidas que você conhece, que eu conheço, são pessoas que desenvolveram o poder de acreditar nelas mesmas. Elas possuem fé naquilo que realizam, na forma como agem para se dirigir ao seu objetivo. Você me entende melhor agora? Valorize-se!

Em terceiro lugar, porém não menos importante, acredite com força. Não tenha uma mentalidade positiva fraca. Exercite-se de forma que, cada vez mais, você fortaleça seu cérebro para possuir uma forte crença. Tenha a convicção de que você pode mais. Lembre-se de que os grandes planos, as grandes ideias, na maioria das vezes são mais realizáveis do que as pequenas. As grandes ambições nos dão mais tesão!

Diz a lenda que o Sr. Ralph Cordiner, da General Electric, falou assim numa palestra sobre a arte de liderar: “…Precisamos que todos os que aspiram à liderança por si e por sua companhia – tomem a determinação de empreender um programa pessoal de auto desenvolvimento. Ninguém vai ordenar a um homem que se desenvolva… Ficar um homem para trás, ou avançar, em terreno de sua capacidade, é questão que apenas dele depende; é algo que exige tempo, trabalho e sacrifício. Ninguém pode fazê-lo por você.

Este é um conselho bastante aplicável. Se me permitir uma sugestão, siga-o.

Lendo sobre a vida das pessoas que chegaram no topo dos seus mundospessoais ou profissionais, pude entender que todos eles seguiram essa instrução e trataram de desenvolver, cada um do seu jeito, um programa de autoconhecimento, autodesenvolvimento e de crescimento constante.

Meus artigos ainda não são um programa de treinamento completo. Como Coach eu os uso para fazer com que as pessoas reflitam sobre aquilo que precisam fazer para alcançarem o que querem e sabem que podem alcançar. É por isso que eu fico feliz por você estar lendo isso agora.

Meu objetivo é oferecer três coisas: Conteúdo – para você saber aquilo que tem que fazer; um Método simples – quero que perceba que há métodos que podem ser úteis para alcançar o seu objetivo. O Coaching para ser esse método, se você decidir experimentar.  Isso é o como fazer. E o Resultado que pode ser atingido – que é a parte mais importante, a prova mais séria que você vai enfrentar se decidir entrar em ação.

É claro que um programa de treinamento pessoal baseado em um processo de Coaching completo, por exemplo, está alicerçado em ferramentas e técnicas que já foram experimentadas por pessoas e apresentaram melhoria de desempenho.

Aqui eu estou dizendo para você como pode se comportar, modelando essas pessoas. Como vencer os obstáculos, repetindo o comportamento das pessoas. Como ter respeito de outras pessoas, comportando-se de forma semelhante aos que já conseguiram isso. Como exercitar sua mente, mantendo-a do lado “positivo da força”, da mesma forma que pessoas bem-sucedidasfizeram e, por isso, alcançaram o sucesso que pretendiam.

Não tenho a pretensão de fazer, aqui, um processo de Coaching por escrito com você, porém posso te dar a ideia de um simples plano de desenvolvimento que, se você quiser experimentar agindo conforme eu e outras pessoas já agiram e conseguiram ter resultados, você, com certeza, sairá do seu ponto atual para um ponto futuro melhor. Acredite!

Meus artigos são uma orientação para um trabalho de mobilidade pessoal, desde que você decida fazê-lo.

O que realmente vai fazer a diferença é aquilo que eu denomino de tripé da realização: você precisa ter vontade, desenvolver a disciplina e agir (ter atitude).

Agora, vai lá e experimenta!

Abraço, saúde e paz.

Coach Claudio de Almeida Neto