DICA DO COACH – Quando o sucesso do seu Coachee aperta o seu coração

eu e victor - irlanda

Era quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016, por volta das 19 horas. Sentamo-nos na praça de alimentação do Shopping Nova América/RJ, como de costume. Sempre escolhíamos mesa redonda para ficarmos mais próximos. Porém esse foi um dia diferente. Meu acompanhante disse que precisava traçar um plano para pôr em prática uma meta. Naquele dia queria conversar com um Coach. Perguntei porque estava me escolhendo e ele respondeu que era por confiança. Na sua cabeça havia uma imagem e eu sabia, melhor, sentia isso. Diante de tal colocação, imediatamente esvaziei minha mente para prestar toda a atenção possível naquele moço que aos 21 anos olhava-me com seus olhos de tigre ao vislumbrar sua presa. Eu definitivamente entendi que o rapaz, verdadeiramente, sabia o que estava me dizendo.

Como faço profissionalmente, tratei de apanhar meu caderno de anotações (espaço de insights). Não se deixa esperando quem quer conversar com um Coach (risos). Coachee tão objetivo precisa ser atendido imediatamente (mais risos).

Entrevista/sessão iniciada surge o objetivo específico: um intercâmbio internacional, para estudar e trabalhar, em Dublin/Irlanda, isso acontecendo (data da partida) até 29 de julho de 2016 (especifico, mensurável, alcançável, relevante e temporal). O rapaz sabia exatamente a foto do seu quebra-cabeça. Vamos dizer que tem clareza. Concorda?

Processo em andamento, segue a descrição da fotografia onde podia se ver desembarcando em Dublin com todos os detalhes. Logo depois os motivos para alcançar sua meta. A seguir a responsabilidade pelo atingimento, etc., etc., etc.

Hoje, dia 07 de julho de 2016, quinta-feira, às 16 horas, assisti o tal moço, agora com olhos lacrimejantes (saudade já lhe tomava o peito), embarcar num voo da Air France com destino à Paris/França, de onde seguirá, fazendo baldeação, para o aeroporto de Dublin/Irlanda, onde vai concretizar a meta escrita em 24/02/2016.

Foi a primeira vez que meu coração ficou muito apertado ao assistir meu Coachee alcançar sua meta. Isso aconteceu, de forma mais emotiva, porque esse Coachee vitorioso é o meu amado filho Victor Raphael de Almeida Neto.

Ele fez tudo certo. Seguiu tudo aquilo que se propôs a fazer. Traçou objetivos intermediários, colocou datas como prazos de realização. Executou tudo, “Tim-Tim por Tim-Tim”.

Essa mistura de euforia e dor (dor boa), de um Coach, amigo e pai (uma tríade inseparável – todos somos um) nos dá a perfeita medida de que pra se ganhar tem que perder, mesmo que seja uma perda temporária.

Serão alguns meses de ausência física que vai ter que ser compensada pela internet (skypes e whatasapps da vida), porém eu e ele sabemos como isso será bom. Eu e ele sabemos o quanto isso vai representar na vida desse moço que vai regressar aos nossos braço muito maior do que foi.

Preciso confessar que quando tudo começou, em fevereiro de 2016, eu já sabia que isso ia acontecer. Primeiro porque eu acredito imensamente no poder do Coaching e depois porque tinha total confiança de que o meu Coachee, acreditando nele mesmo e no processo, faria tudo que tinha que fazer e alcançaria sua meta. Caraca!!! Esse cara vai pra Dublin!

Por outro lado, o pai e amigo, a cada tarefa realizada, apertava um pouco mais o coração. Sabia que teria que dividir seu filho amado com o mundo inteiro. Caraca!!! Meu filho vai pra Dublin!

Bom, vou encerrando por aqui antes que meu teclado se inunde com as lágrimas que já correm pelo meu rosto enquanto relato essa maravilhosa vitória do meu filho Victor.

Quero dizer da honra que sinto em poder compartilhar com você essa história de um rapaz que, aos 21 anos, sabendo exatamente onde quer ir, alcançou sua meta por ter vontade, disciplina e atitude. Fez um plano e, sem esmorecer, apesar das dificuldades que encontrou, o seguiu até o fim. Hoje eu, de pé, fui aplaudi-lo e parabeniza-lo pelo feito. Lágrimas, muitas lágrimas nos olhos, porém não poderia deixar de fazer assim.

Por derradeiro quero pedir à Deus que o abençoe dando paz, harmonia, tranquilidade, amor e equilíbrio para que regresse ao lar, dentro em breve, melhor do que quando daqui saiu.

Para você que chegou até o fim dessa história, quero que aceite meu abraço fraterno e meu agradecimento pelo tempo que nos ofereceu.

Forte abraço, saúde e paz.

Do pai/Coach Claudio de Almeida Neto

Compatilhe este conteúdoShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Quero inspirar pessoas. Quero que um dia alguém olhe para mim e diga: "por sua causa, eu não desisti." Meu nome é Claudio de Almeida Neto, eu sou Coach.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *