empreendedor

A crença ou a mentalidade vencedora é a grande força motriz das ações vitoriosas, do alcance do sucesso, da prosperidade.

Acreditar que as coisas não acontecer de forma positiva é um ingrediente fundamental para as pessoas que fazem as coisas acontecerem.

Você precisa acreditar, de verdade, que aquilo que você quer vai acontecer e, por isso, você será vitorioso. Você já teve a oportunidade de conversar com pessoas que falharam em alguma coisa na vida, negócios, carreiras, família, etc.? Você já falhou alguma vez? Eu já e, confesso, me identifico com o que vou dizer agora. Quem falha tem um monte de desculpas para explicar o mau andamento dos fatos. Comigo não foi diferente. Pode ser que você também, se falhou um dia ou conversou com quem passou por isso, perceba semelhanças no discurso.

Eu e outros que falharam, na ocasião, discursávamos assim: “pra falar a verdade, eu não acreditava que fosse dar resultado”, ou “eu tinha um pressentimento, mesmo antes de começar”, ou ainda, “pra mim não foi nenhuma surpresa que isso não tivesse dado certo”. E tinha outros tipos de verbalização como: “olha, eu vou tentar, mas eu não acredito que isso vai dar certo”. Com essas atitudes, advinha o que aconteceu? Lembra? A mente trabalhando para a resultado: confirmado! Deu errado! A descrença também é uma força motriz, também é poderosa e também dá resultado, só que negativo.

A mente que não acredita, ou que duvida, faz um trabalho de criar as razões pelas quais não deu certo aquilo que você acreditava que não ia conseguir. Faz sentido para você?

O que acontece é que você está pensando, planejando e trabalhando para o seu fracasso, agindo para não dar certo. Duvide e você, com certeza, vai falhar. Acredite que vai dar certo e você vai ser vitorioso.

Conversando um colega ouvi o seguinte: bom, estou saindo da empresa para abrir meu próprio negócio na área de X (não vou dizer por questões éticas), porém como pode não dar certo, já estou tratando de tirar uma habilitação para atuar na área Y. Diante da afirmação de que não ia dar certo, interpelei o rapaz e perguntei se já estava planejando para fracassar. Recebi a seguinte resposta: “ora Claudio, ninguém embarca no navio sem saber se existem coletes salva-vidas e botes, não é?” Pedi para discordar e aleguei que se fosse assim não andaríamos de avião, porque não tenho visto muitos paraquedas disponíveis na aeronave (risos). Isso serve para ilustrar, na vida real, como funciona a programação do “vai dar errado, com certeza”. Tem muita gente planejando o próprio fracasso. Se pensa assim, consequentemente, vai agir assim e advinha o que é que acontece? Diz você!

Acreditar funciona como um termostato da realização. Existem pessoas que acreditam que valem pouco, por isso recebem pouco pelo serviço que prestam. Acreditam que são incapazes de fazer coisas maiores, e assim não as realizam. Julgam-se insignificantes. Com o passar do tempo e acreditando verdadeiramente naquilo, elas falam, andam e agem de forma derrotada. Aí, se não fizerem alguma coisa para modificar a situação, se o termostato não for ajustado, elas vão cada vez mais minando sua autoestima. Saiba que os outros nos enxergam da mesma forma como nós nos enxergamos.

Acredite que você vale muito e receberás muito. Confie que podes realizar grandes tarefas e vais fazer. Cada pessoa é o produto de seus próprios pensamento, acompanhados das suas atitudes. O pensamento é a força motriz, porém precisa de um meio para que as coisas se realizem. Esse meio são os seus comportamentos.

Precisamos acreditar em nós mesmos para que as coisas boas comecem à surgir. A mente é uma “fábrica de pensamentos” (pensar = perguntar + responder). A gente faz isso todo o tempo, todos os dias. Precisamos usar isso em nosso favor.

Agora, para finalizar por hoje, vou oferecer para você o meu princípio do fazer acontecer: quando eu penso e escrevo, eu realizo.

Isso funciona mesmo! Pode acreditar.

Se você tiver pensamentos positivos, vai escrever coisas positivas. Mais uma vez: a sua mente vai trabalhar para que o seu pensamento se realize. Você vai identificar e planejar as atitudes propulsoras. Você vai entrar em ação porque tem a mentalidade vencedora. Percebe como tudo isso, reunido em você, vai construir uma atmosfera positiva?

Agora, vai lá e experimenta!

Eu não estou dizendo que vai ser fácil, porém eu te garanto que vai valer à pena.

Vamos lá! Faz!!!

Abraço, saúde e paz.

Coach Claudio de Almeida Neto.